Cáritas na JMJ23: “Apressadamente com Maria”
O fim da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, 27 de janeiro de 2019, foi marcado com a notícia de que Portugal seria o próximo país a acolher o maior evento organizado pela Igreja Católica para os jovens. A Jornada de Lisboa, inicialmente agendada para 2022, acabou por ser adiada por causa da pandemia de COVID-19. Após quatro anos de uma longa espera, estamos expectantes para o grande encontro que irá acontecer entre os dias 1 a 6 de agosto. Lisboa será tomada por jovens peregrinos e voluntários vindos do mundo todo e a Cáritas também vai lá estar!
Como nasceu a Jornada Mundial da Juventude
Após o dia Mundial da Juventude de 1985, ao perceber a grande multidão de jovens dos seis continentes que se deslocaram à Praça São Pedro, o então Papa João Paulo II escreveu a Carta Apostólica Dilecti Amici (Queridos Amigos) aos jovens do mundo inteiro e instituiu a Jornada Mundial da Juventude como forma de celebrar a fé comum e de fortalecer as gerações futuras de fiéis católicos acreditando na importância dos jovens para a vitalidade da Igreja: “(…) a Igreja atribui especial importância ao período da juventude como uma etapa chave na vida de cada homem. Vós, jovens, encarnais essa juventude. Vós sois a juventude das nações e da sociedade, a juventude de cada família e de toda a humanidade. Vós sois também a juventude da Igreja.”
No ano seguinte (1986) acontecia a primeira JMJ e os anos que seguiram permitiram que o evento ganhasse cada vez mais magnitude e, aos poucos, a cada ano mais jovens se juntaram a este movimento, que não é só de celebração, mas é também de aprendizagem da fé católica, de construção de pontes de amizade, de esperança entre povos e culturas e de partilha entre si da vivência da espiritualidade. Vividas como uma peregrinação, as Jornadas trazem no seu programa momentos de formação, oração, convívio, espetáculos e o evento mais esperado: a vigília com o Santo Padre.
Jornada Mundial da Juventude em Portugal
Pelo país já se sente o pulsar da Jornada desde o dia 3 de março com a chegada dos símbolos da JMJ a Aveiro. A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani acompanham e representam as jornadas e, nos meses que antecedem cada JMJ partem em peregrinação pelo país de acolhimento como um sinal de anúncio do Evangelho e de preparação para a grande semana. Além dos símbolos, a semana que a antecede a Jornada traz consigo os Dias nas Dioceses, de 26 e 31 de julho em 17 dioceses do país. Tanto a peregrinação dos símbolos quanto os Dias nas Dioceses são sinais e expetativas da preparação e do convite aos jovens peregrinos para a vivência desta festa da fé. Portugal será o 16º país a tornar se sede do evento. A JMJ 2023 será a nona a decorrer em continente europeu. A expetativa é de que mais de um milhão de pessoas participe destes 6 dias em Lisboa e, para a Igreja de Portugal é um novo impulso à fé, à esperança e à caridade não só para os católicos, mas para todo país e continente europeu.
É nesta perspetiva da universalidade da Igreja Católica que as Jornadas têm fomentado o encontro pessoal com Cristo e convidado os jovens do mundo inteiro a manterem-se firmes na fé e a responder ao chamamento: “Que ninguém o despreze por ser jovem. Quanto a você mesmo, seja para os fiéis um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza.” (1 Timóteo 4,12)
Cáritas na Jornada Mundial da Juventude
É neste espírito que durante a JMJ 2023, a rede Cáritas em Portugal, a Cáritas Europa e a Caritas Internationalis se juntam para fazer parte desta manifestação de espiritualidade católica Jovem.
Com uma delegação de 25 jovens, representando cada região do globo e com um grupo de cerca de 70 voluntários das Cáritas Diocesanas em Portugal, a Confederação Cáritas fará parte nas chamadas “pré-jornadas” – Dias nas Dioceses. Esta será uma oportunidade para os peregrinos, nos dias que antecedem o Encontro Mundial, de conhecerem o trabalho local da Cáritas e participarem em atividades de serviço. Estes dias serão vividos em crescendo até ao grande encontro, integrar os jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias Dioceses do país, dando-lhes a conhecer melhor a região que os acolhe, a Igreja local e as suas especificidades, bem como as Cáritas Diocesanas e os seus projetos.
Principais momentos Cáritas na JMJ23:
– evento “Cáritas-Juventude”, envolvendo os peregrinos na missão e identidade da Cáritas;
– um stand na Feira Vocacional, onde estaremos a partilhar como se realiza a nossa ação em todo o mundo
– encontro da família Cáritas de todo o mundo, uma oportunidade para promover o intercâmbio e a relação entre colaboradores e jovens voluntários que participam na JMJ e que poderão