Dia da Criação 2023
A rede Cáritas associa-se à celebração ecuménica do Tempo da Criação 2023, que começa hoje com um Dia Mundial de Oração e decorre até ao dia 4 de outubro e que tem como apelo central o desafio à Justiça e à Paz. Na mensagem que marca o arranque desta ação, o Papa Francisco inicia precisamente com as palavras do Profeta Ámos: “Jorre a equidade como uma fonte, e a justiça como torrente que não seca” (5,24).
Francisco sublinhando ao longo do texto que a justiça é essencial para nós, que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Uma Justiça que engloba a forma como olhamos para nós, para os outros e para a natureza.
Viver de forma integral este Tempo da Criação é também viver a missão Cáritas. Trabalhando pelo bem comum e promover a dignidade humana é cuidar da Casa Comum de forma comprometida. Tudo isto faz parte da nossa identidade como família humana, tal como nos recorda o Papa Francisco na Carta Encíclica “Laudato Si”.
O mês que agora se inicia é uma oportunidade para uma avaliação da nossa relação com o ambiente e como somos agentes de mudança nas nossas comunidades. “Ao construirmos um reino de justiça, paz e respeito mútuo, honramos a criação e preparamos o caminho para um futuro melhor para todos.”