“Cuidar. Quem cuida de quem cuida?”
No dia 21 de novembro de 2025, os Assistentes Eclesiásticos das Cáritas Diocesanas em Portugal reuniram-se no Hotel Steyler, para um encontro dedicado ao tema “Cuidar. Quem cuida de quem cuida?” A iniciativa, promovida anualmente pela Cáritas Portuguesa, pretendeu reconhecer e valorizar aqueles que, movidos pela fé e pela compaixão, se dedicam diariamente a cuidar dos mais vulneráveis.
O trabalho nas Cáritas Diocesanas coloca os seus agentes em contacto direto com a dor, a pobreza e a exclusão, exigindo grande entrega e expondo-os a desgaste emocional, espiritual e físico. Por isso, este encontro teve como objetivo fortalecer a missão espiritual da Cáritas e oferecer espaço para a formação interior dos cuidadores, ajudando-os a:
- Reencontrar o sentido da vocação: “Por que cuido?”
- Reintegrar a dimensão espiritual no cuidado;
- Reconhecer os limites humanos e cultivar práticas de auto-cuidado;
- Construir equipas que cuidam umas das outras;
- Reforçar a dimensão vocacional e espiritual do cuidar, à luz do Evangelho.
O encontro, conduzido pelo Pe. Manuel Vieira, Assistente Eclesiástico da Cáritas Arquidiocesana de Évora, teve entre os temas abordados estiveram o contexto e o sofrimento de quem cuida e a importância do ambiente laboral para os cuidadores. Este encontro reforça a importância do papel do Assistente Eclesiástico juntos de quem cuida, garantindo que os agentes Cáritas encontram apoio espiritual e humano para continuar a sua missão com esperança e dedicação.