Tempestade Kristin e Leonardo: Cáritas intensifica resposta nacional

Portugal continua a enfrentar as graves consequências da tempestade Kristin, a mais forte alguma vez registada no país. O rasto de destruição é visível em 68 concelhos, onde famílias e empresas perderam, de um momento para o outro, segurança, bens essenciais e meios de subsistência.
Uma semana após o impacto inicial, cerca de 130 mil pessoas permanecem sem eletricidade, muitas delas também sem acesso a água e sem condições para regressar às suas casas. Hoje o impacto da Tempestade Leonardo faz aumentar os relatos de zonas ribeirinhas inundadas, devido ao galgamento das margens dos rios, agravando ainda mais a situação das comunidades já fragilizadas.
A chuva intensa deixou ainda as barragens em níveis máximos, obrigando ao escoamento de mais de 500 milhões de metros cúbicos de água em apenas dois dias — o equivalente ao consumo da Área Metropolitana de Lisboa durante três anos — aumentando o risco de cheias em mais de 60 zonas do país.
Cáritas no terreno desde a primeira hora
A Cáritas, através da sua rede nacional, está no terreno desde o primeiro momento, acompanhando de forma permanente os impactos desta emergência e permanecendo ao lado das populações afetadas. Como organização de proximidade, a Cáritas está com as comunidades, ouvindo, avaliando necessidades e prestando apoio imediato.
Entre as ações em curso destacam‑se:
Distribuição de alimentos, água, artigos de higiene e bens essenciais.
Apoio direto às famílias afetadas, com equipas a realizar avaliações porta a porta, incluindo em aldeias isoladas.
Envio de 16 colaboradores de várias dioceses — entre eles psicólogos e assistentes sociais — para reforçar a resposta em Leiria.
Mobilização diária de cerca de 50 voluntários na região mais afetada.
Parcerias com empresas e serviços públicos, incluindo uma cadeia nacional de supermercados e os CTT, para entrega de kits alimentares e identificação de necessidades.
Na passada 6ª feira lançámos o apelo para reforço do Fundo de Emergências Nacionais da Cáritas Portuguesa. O fundo serve para ativar a resposta no imediato em todo o país e ainda, para o pós-emergência, garantindo que a ajuda chega onde é necessária através das várias Cáritas Diocesanas.
Emergências nacionais:
IBAN Montepio: PT50 0036 0000 9910 5878 2439 4
MBway: 910 66 11 33
Doar online: https://caritas.pt/donativos-online/ (Emergências Nacionais)