Partilha da Luz de Belém
Ontem, dia 16 de novembro e III Domingo do Advento, a Cáritas e o Corpo Nacional do Escutas (CNE) reuniram -se, pelo segundo ano, para acolherem e partilharem a “Luz de Belém”. Esta luz é acendida pela primeira vez, um pequeno círio, que foi acendido na Áustria, no dia anterior, a partir da chama que foi recolhida por uma criança no luzeiro que se encontra na gruta da Natividade, em Belém de Judeia.
A Sé da Guarda encheu-se para uma celebração cheia de vida, receberem esta “luz” que foi levada para cada uma das suas dioceses, com o compromisso de ser partilhada com pessoas sós, doentes, sem trabalho…. a quem conheçam e sabem que o seu coração está entristecido por um problema qualquer.
No fim da eucaristia, presidida pelo assistente religioso nacional do CNE, Pe. Luís Marinho, e concelebrada por outros sacerdotes assistentes regionais do CNE, entre os quais se encontrava o diretor do departamento nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Filipe Diniz. Foi uma celebração muito vivida com a ajuda de um coro formado por escuteiras e escuteiros. No fim da celebração foi distribuída a luz aos Chefes Regionais e aos representantes das Cáritas Diocesanas de Aveiro, da Guarda, de Santarém, de Setúbal e da Cáritas Portuguesa. Estas Cáritas Diocesanas, como algumas das outras que acederam os seus pequenos cirios na celebração da eucaristia realizada durante o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. Algumas destas Cáritas Diocesanas irão, agora, nas suas Dioceses, em conjunto com as respetivas Juntas Regionais do CNE organizarem uma ação conjunta para ajudarem todos os que nelas participarem a viverem os valores verdadeiros deste tempo festivo. Estas diferentes iniciativas inserem na Operação “10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz”, promovida pela Cáritas Portuguesa e a decorrer em todo o país.