Envio de bens alimentares e outros
A Cáritas trabalha em articulação com todas as entidades que estão no terreno na identificação das primeiras necessidades para apoiar num curto espaço de tempo e de forma eficaz a minorar o sofrimento causado por situações não previstas.
Em contexto de «emergência», os bons sentimentos e as boas ideias podem não ser suficientes: mais do que de roupa usada (cujo transporte custa mais que a compra local dos bens necessários) é de fundos que uma ONG precisa para adquirir localmente os bens necessários, o que adicionalmente permite canalizar esses fundos para dinamizar numa economia ferida pela catástrofe. (Plataforma ONGD e ONU).
No caso concreto das cheias e ciclone Idai, em Moçambique, sabemos que o fornecimento de água e de alimentação está a ser assegurado pelas Nações Unidas e pelo Estado português, com quem estamos em comunicação e a quem foi apresentada a total disponibilidade para colaborar. A Cáritas Portuguesa e a Cáritas Moçambicana, fazem esta opção seguindo os procedimentos de emergência e de defesa da dignidade e dos direitos humanos da Ajuda Humanitária e Ajuda de Emergência. Nesta fase estamos seguros de que esta é a melhor forma de apoiar esta população.
Queremos ajudar a salvar vidas e a restaurar a esperança hoje e no futuro quando a emergência der lugar à recuperação do país e dos meios de sobrevivência das pessoas afetadas. A Cáritas está antes da emergência, durante e depois!