Prémio para promover investigação na área social
Atribuição de prémio junta
Cáritas Diocesana de Portalegre/Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Editorial Cáritas
No passado dia 14 de maio, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi assinado um Protocolo de Cooperação entre a Cáritas Diocesana de Portalegre/Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Editorial Cáritas. Esta iniciativa decorreu no âmbito do VI Seminário do Mestrado em Gerontologia Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), contando com a presença do presidente do IPCB, António Fernandes, com o presidente da Cáritas de Portalegre/Castelo Branco, Elicídio Bilé, e com o responsável da equipa da Editorial Cáritas, António Lage Raposo, perante um auditório de cerca de 170 pessoas composto, essencialmente, por alunos e professores do Instituto Politécnico.
A assinatura deste protocolo institui a atribuição de um prémio à melhor dissertação de mestrado na área social a alunos da Escola Superior de Educação do IPCB, através da sua edição em livro, afirmando-se como uma mais valia para as diferentes partes envolvidas: a Editorial Cáritas, a Cáritas Diocesana, e o Instituto Politécnico.
Nos termos do Protocolo assinado e, à semelhança dos onze protocolos similares já assinados em outras tantas dioceses, compete à Cáritas Diocesana escolher a personalidade que nos últimos 100 anos se destacou em termos sociais na região, cujo nome designa o Prémio a atribuir.
O nome escolhido pela Cáritas Diocesana de Portalegre/Castelo Branco foi o do senhor coronel José Guardado Moreira, personalidade que se distinguiu na região pela sua dimensão humana e pelo contributo que, em termos sociais, dedicou à causa dos mais frágeis. De realçar a sua especial ligação à santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, instituição onde introduziu profundas alterações orgânicas, com o apoio, para além daquele que já era prestado aos idosos, também à infância e à juventude.
De salientar a emotiva presença na sessão, da filha do homenageado pelo Prémio, professora da Escola Superior de Educação do IPCB e coordenadora do Seminário realizado no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social da mesma Escola.
Com esta iniciativa, a Cáritas Diocesana e o IPCB, através das diversas Escolas Superiores que o constituem, estreitam, assim, laços de cooperação, que se auguram muito profícuos, desde logo, para os alunos da Escola Superior de Educação, mas também para todo o Instituto, para as Instituições Sociais e para os beneficiários da ação social, sobretudo, para os mais carentes que vivem nesta região, traduzindo-se num cuidado mais humano e científico.