Dia Internacional dos Migrantes
O Dia Internacional dos Migrantes é comemorado a 18 de dezembro e consiste numa oportunidade de reafirmar e promover os direitos dos migrantes. Esta data comemora a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias, adotada em 18 de dezembro de 1990 pelas Nações Unidas.
Neste dia, a Caritas Europa pede à nova Comissão Europeia que promova políticas que melhorem e facilitem o potencial das migrações para contribuir para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Isto implica incentivar os Estados-Membros da UE a expandir os canais de migração para a Europa de forma a garantir que as políticas europeias não comprometem a mobilidade regional em outras partes do mundo.
No âmbito do Projeto MIND, a rede Cáritas lançou a publicação “Casa Comum” sobre os fortes vínculos entre migração e desenvolvimento. Todas as 11 publicações nacionais – Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Alemanha (Baviera), Itália, Holanda, Portugal, Eslováquia, Eslovênia e Suécia – e a última Europeia, demonstram o importante contributo que os migrantes e as migrações têm para o desenvolvimento sustentável.
O Projeto MIND – em Portugal – tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades que promovem uma maior sensibilização para o fenómeno das migrações, dirigidas a vários públicos. Neste momento, os mais jovens poderão participar em duas das atividades a decorrer:
Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento” – Lançada no início do ano letivo:
A Exposição Itinerante é composta por um conjunto de 8 roll ups e contém informação sobre a realidade das migrações em Portugal com uma linguagem adaptada para um público mais jovem. A Exposição tem vindo a constituir uma ferramenta útil para os docentes em contexto de sala de aula e conta com cerca de 70.000 jovens participantes a nível nacional até ao final do ano letivo em 2020.
Concursos MIND – No dia 25 de novembro foram lançados 4 concursos:
O Concurso We MIND, que conta com 3 desafios: ARTIGO DE OPINIÃO; VÍDEO e CARTAZ, que se destina a jovens estudantes do ensino superior universitário ou politécnicos; O Concurso WhatisHOME, para alunos do 3º ciclo e onde se pretende que seja desenvolvida uma campanha nas redes sociais com testemunhos de migrantes; O Concurso – Documentário | Migrar é uma arte, o resto faz parte, para jovens entre os 18 e os 30 anos. O documentário deverá apresentar uma reflexão sobre o fenómeno das migrações sob o mote da arte e o Concurso Keep in MIND, que se destina a jovens jornalistas, que deverão desenvolver uma notícia em formato de página de jornal.
Mais informações:
Site: www.caritas.pt
Facebook: https://www.facebook.com/caritasportuguesa
Instagram: https://www.instagram.com/caritas_portuguesa