MIND – MIGRAÇÕES. INTERLIGAÇÃO. DESENVOLVIMENTO
12 ORGANIZAÇÕES, UMA VISÃO COMUM


O projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento visa contribuir para uma visão positiva e promover o envolvimento da sociedade Europeia nas questões e desafios do desenvolvimento. Com a duração de 3 anos (2018-2020), queremos com este projeto promover oportunidades para o diálogo e encontro entre as pessoas para que tenham um melhor entendimento sobre as ligações complexas entre as migrações, o desenvolvimento sustentável e as respostas a estas questões com base na humanidade, dignidade e respeito.
Até 2020 queremos alcançar:
1) Melhor entendimento do público em geral sobre a relação entre desenvolvimento sustentável universal e migrações, o papel das migrações na UE e nos países em desenvolvimento, e a contribuição da UE através da cooperação para o desenvolvimento (nos e entre os 11 Estados Membros da UE parte do projeto).
2) Entidades governamentais, organizações da sociedade civil, individuais e outros (potenciais) atores do desenvolvimento cada vez mais comprometidos em abordar as causas na origem das migrações forçadas e no investimento em migrantes e refugiados enquanto actores de desenvolvimento (em e entre os 11 Estados Membros).
PARCEIROS: Caritas Internationalis Caritas Europa Caritas Alemanha Caritas Áustria Caritas Bélgica Caritas Bulgária
Caritas Eslováquia Caritas Eslovénia Caritas Holanda Caritas Itália Caritas República-Checa Caritas Suécia
Estudo “Casa Comum”
Inicio do trabalho de preparação do estudo “Casa Comum” e ações de advocacy/briefings junto de decisores políticos
(atividade a decorrer)
janeiro de 2018Evento de lançamento: “vem e partilha o teu pão”
Gare Marítima Conde Rocha D’Óbidos, Lisboa
Veja aqui o video do relatório do evento
Veja aqui as fotografias do evento
20 junho de 2018MANIFESTO SOBRE PACTOS GLOBAIS
SOBRE REFUGIADOS E PARA AS MIGRAÇÕES
20 junho de 2018
MALA DA PARTILHA
O objetivo desta iniciativa é promover e fortalecer as relações de proximidade entre as diversas instituições e as comunidades de migrantes. A Mala da Partilha é o multiplicador da promoção da cultura do encontro, em que migrantes e refugiados são desafiados a partilhar as suas histórias de vida. O objetivo desta iniciativa é promover e fortalecer as relações de proximidade entre as diversas instituições e as comunidades de migrantes.
“Migrações e Desenvolvimento”
Exposição Itinerante, com o objetivo de desafiar o público mais jovem a refletir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral. Esta iniciativa conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, e poderá ser utilizada por todas as entidades que pretendam trabalhar e promover este tema junto dos mais jovens.
11 de maio de 2019Atividades a decorrer em 2019
Concursos para jovens, jornalistas e estudantes universitários
Exposição itinerante
Mesas redondas / Conferências de imprensa / Entrevistas e publicação de artigos com especialistas
Realização de workshops de capacitação para associações de migrantes/refugiados/diaspora
Alianças multi-parceiros
2019No âmbito do projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento a Cáritas Portuguesa associou-se à campanha internacional ‘What is HOME?’.
‘What is HOME?’ pretende criar um entendimento mais amplo das razões pelas quais as pessoas migram e mudam de um lugar para outro, bem como a forma como o desenvolvimento sustentável se enquadra neste contexto.
Todas as histórias sobre migração vão ser divulgadas nas redes sociais onde se desafia cada pessoa a partilhar o seu significado de “casa”, com uma fotografia nas redes sociais com a utilização do hastag #whatishome e a identificar os seus amigos para que se juntem à campanha internacional.
Precisamos de todos para uma Europa mais solidária, acolhedora e justa! Queremos que a Comissão proporcione apoio direto aos grupos locais que ajudam refugiados a quem são concedidos vistos nacionais.
Assina a petição europeia e apela à Comissão Europeia para agir, porque a solidariedade não é crime!
No âmbito do projeto MIND (Migrações. Interligação. Desenvolvimento), a Cáritas Portuguesa apresenta a Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento”, com o objetivo de desafiar o público mais jovem a refletir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral.
Esta iniciativa conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, e poderá ser utilizada por todas as entidades que pretendam trabalhar e promover este tema junto dos mais jovens.
Objetivos da exposição:
Partindo dos três pilares em que o projeto está assente e que sustentam a interligação entre Migrações e Desenvolvimento, iremos refletir sobre:
- Causas na origem das migrações forçadas;
- Sociedades de acolhimento;
- Contribuição dos migrantes/refugiados enquanto atores para o desenvolvimento dos países de origem, trânsito e destino.
Queremos com esta Exposição Itinerante:
- Sensibilizar e informar sobre as dinâmicas migratórias;
- Incentivar a um papel mais ativo na construção de narrativas, atitudes e opinião pública mais informada, positivas e solidárias em relação a migrantes e refugiados;
- Promover a cultura do encontro e o respeito pelos direitos humanos.
Materiais que compõe
A Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento” é composta por:
- Materiais de divulgação:
- Materiais da exposição:
- Conjunto de 8 Roll-ups duplos (tela frente e verso)
- Manual de apoio à dinamização
- Folha técnica de apoio à montagem
- Apresentação PowerPoint para contexto de sala de aula (sessão de 1 hora)
- Materiais para jovens:
- Materiais de reporte:
No âmbito do projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento, foram lançados, no dia 25 de novembro, 4 Concursos para jovens com o objetivo de fomentar uma maior sensibilização para o fenómeno das Migrações.
O projeto irá eleger os melhores trabalhos que tenham por inspiração a interpretação de um, ou mais, dos seguintes temas:
- As rotas seguras, ordenadas e regulares e o impacto dos 2 Pactos Globais das Nações Unidas sobre Migrações e Refugiados nos países de destino.
- O papel dos Estados e das Instituições Europeias no que diz respeito à temática das Migrações e do Desenvolvimento.
- O papel da sociedade civil e a evolução da opinião pública portuguesa no acolhimento de migrantes e refugiados.
- O papel da Igreja Católica e a Encíclica Laudato Sí na promoção do Desenvolvimento Sustentável.
Esta iniciativa conta com o apoio do ACM – Alto Comissariado para as Migrações, OIM – Organização Internacional para as Migrações, Obra Católica Portuguesa de Migrações, SNEC – Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, Speak, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusófona, Universidade Católica, Kiss, Pastoral Ensino Superior, Jornal Público, Agência Ecclesia, ETIC e World Academy.
As inscrições para os Concursos decorrem de 25 de novembro 2019 a 15 de janeiro 2020 e destinam-se a vários públicos-alvo:
Concurso WhatisHOME
O concurso destina-se a jovens do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) e encoraja-se que os alunos desenvolvam uma campanha nas redes sociais das Escolas (Facebook e Instagram) com 5 posts, ao longo de 4 meses, como forma de sensibilização ao fenómeno das Migrações.
- Inscrições: 25 de novembro 2019 a 15 de janeiro 2020
- Produção e publicação dos conteúdos: 20 de janeiro 2020 a 22 de maio de 2020
- Entrega de prémios: 22 de junho de 2020
Concurso Keep in MIND
No Concurso Keep In MIND poderão participar jovens com idades até aos 30 anos que sejam finalistas de cursos de comunicação social e/ou jornalismo ou jovens jornalistas em início de carreira. Os participantes deverão apresentar uma notícia em formato de página de jornal da sua autoria e a mesma deverá reflectir a temática das migrações num ângulo de anti discriminação e combate às notícias falsas.
- Inscrições: 25 de novembro 2019 a 15 de janeiro 2020
- Desenvolvimento e entrega de trabalhos: 16 de dezembro 2019 a 24 de abril 2020
- Entrega de prémios: 21 de maio de 2020
Concurso We MIND
No Concurso We MIND poderão participar jovens estudantes do ensino superior universitário ou politécnicos. Os estudantes podem escolher participar na edição ou edições que pretenderem, ou seja, poderão participar apenas na edição Artigo de opinião, ou edição Artigo de opinião + edição Cartaz ou edição Artigo de opinião + edição Cartaz + edição Vídeo, por exemplo.
- Inscrições: 25 de novembro 2019 a 15 de janeiro 2020
- Desenvolvimento e entrega de trabalhos: 16 de dezembro 2019 a 24 de abril 2020
- Entrega de prémios: 29 de maio 2020
Concurso Documentário | Migrar é uma arte, o resto faz parte
Para jovens entre os 18 e 30 anos de idade. O documentário deve responder ao mote “Migrar é uma arte, o resto faz parte”, seja através da abordagem a obras de arte urbana, testemunhos de artistas migrantes, música, teatro, etc., como forma de envolvimento da população em novas experiências, contribuindo assim para a sua inclusão.
- Inscrições: 25 de novembro 2019 a 15 de janeiro 2020
- Desenvolvimento e entrega de trabalhos: 16 de dezembro 2019 a 29 de maio 2020
- Entrega de prémios: 20 de junho de 2020
Filipa Abecasis
Unidade Internacional/Gestora de Projeto
filipaabecasis@caritas.pt
Mariana Hancock
Influência Política/Avocacy
marianahancock@caritas.pt
Margarida Matildes
Comunicação
margaridamatildes@caritas.pt

Este projeto conta com o apoio financeiro do Programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento (DEAR) da União Europeia.
Para mais informação por favor clicar aqui