Descrição
Neste documento podem encontrar-se contribuições importantes para o estudo e conhecimento mais cuidado e aprofundado de aspetos centrais no âmbito da Saúde Ocupacional dos profissionais que trabalham no âmbito da intervenção social.
Numa primeira parte do livro, é possível encontrar uma integração das diferentes investigações desenvolvidas, nacional e internacionalmente, a propósito das temáticas em estudo (capítulos 1 e 2) com ênfase nos profissionais de intervenção social (capítulo 3). De seguida, no capítulo 4, é apresentada a versão portuguesa da Escala para Avaliar as Capacidades de Autocuidado e o respetivo processo de adaptação e validação.
Por fim, é delineada uma proposta de investigação futura, que visa analisar a perceção de stresse, o burnout e o autocuidado e a forma como estes construtos se relacionam, nos técnicos dos Núcleos de Infância e Juventude (ISS, IP). Esta proposta poderá orientar os leitores para estudos a desenvolver, cujos resultados e respetivas conclusões poderão contribuir para o aprofundamento de conhecimentos e consequentemente orientar a definição de políticas de promoção da saúde ocupacional dos profissionais do trabalho social. (in, Prefácio)
Para adquirir este livro online, faça a sua encomenda no site da Paulus ou no site da Wook, ou envie-nos um email para editorial@caritas.pt