Pensamento Social do Papa Francisco
O segundo volume do livro “Pensamento Social do Papa Francisco” foi ontem apresentado, no Encontro da Pastoral Social. Trata-se de uma obra, publicada pela Editorial Cáritas, que vem sublinhar a forma como o Papa Francisco vem propor “uma nova forma de olhar e viver a reflexão social”. As palavras são de Juan Ambrósio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, a quem coube a apresentação deste trabalho que segue a par e passo os três dias do XXX Encontro da Pastoral Social: “A Laudato si’ no Ano da Misericórdia”, as suas conferências e os painéis de discussão.
Através desta obra pode verificar-se a linha de pensamento de Francisco que deixa claro que tudo o que é Evangelho tem de ter, obrigatoriamente, uma tradução social. É este agir que faz o cristão. Uma atitude que é aquilo que essência e uma consequência.
A Laudato Si foi analisada sobre diferentes perspetivas, compiladas nesta obra, e da qual resulta a evidência do alcance desta Exortação Apostólica. Juan Ambrósio recordou na sua apresentação, precisamente, a profundidade deste texto do Papa Francisco, “magistério formal da Igreja”, que muitos viram apenas na sua perspetiva “ecológica”, mas que vai muito mais longe, nomeadamente, “na sua dimensão de cuidar da casa comum e de educação”.
Para a Editorial Cáritas este é um exemplo de uma obra que ilustra a “aliança entre o pensar e o fazer”, e que dá fundamento ao trabalho que a Cáritas faz nesta área editorial.
O primeiro volume do Pensamento Social do Papa Francisco, recolhe, entre outras, as intervenções do XXIX Encontro da Pastoral Social que teve por tema “A dimensão social do anúncio do Evangelho. Desafios do Papa Francisco”.