“Esperançar e agir com a Criação”
Tempo da Criação 2024
Na carta do apóstolo Paulo aos Romanos, a imagem bíblica retrata a Terra como uma Mãe que geme como num parto (Rm 8,22). São Francisco de Assis compreendeu isso quando se referiu à Terra como nossa irmã e nossa mãe no seu Cântico das Criaturas. Os tempos que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como uma dádiva do nosso Criador, mas sim como um recurso a ser utilizado.
E, no entanto, há esperança e expectativa de um futuro melhor. Ter esperança, no contexto bíblico, não significa ficar parado e quieto, mas sim gemer, chorar e lutar ativamente por uma nova vida em meio às lutas. Assim como no parto, passamos por um período de dores intensas, mas uma nova vida está surgindo.
O símbolo para 2024 é “As primícias da esperança”
A esperança é um instrumento que nos permite superar a lei natural da decadência. A esperança é-nos dada por Deus como proteção. Somente através da esperança podemos realizar o dom da liberdade em plenitude. Liberdade para agir não apenas para ter prazer e prosperidade, mas para alcançar o estágio em que somos livres e responsáveis. A liberdade e a responsabilidade nos permitem tornar o mundo um lugar melhor. Somente quando trabalhamos juntos e unidos à Criação é que as primícias da esperança podem nascer.
Aqui o texto que aprofunda a reflexão teológica que orienta o tema e o símbolo de 2024.