Mensagem de solidariedade para Cáritas Italiana
Estimado Presidente da Cáritas Italiana
Em nome da Cáritas Portuguesa e de todos os colaboradores das Cáritas diocesanas, venho manifestar o mais sincero pesar pela tragédia que atingiu os vossos conterrâneos D’Aquila.
Encontro-me de visita à Cáritas do Perú para conhecer, de perto, as consequências que teve o sismo, ocorrido em 15 de Agosto de 2007, para as populações afectadas por ele. Estou, por isso, no lugar adequado para entender melhor os sentimentos dolorosos dos habitantes D’Aquila. Mas, pela força anímica de reconstruir novos projectos de vida e pelo dinamismo solidário gerado entre o povo com o apoio competente e dedicado de muitas organizações – sendo a Cáritas uma das da linha da frente – que estou a testemunhar, também posso assegurar que a rebeldia negativa da Natureza se poderá transformar em oportunidades positivas de um futuro mais sustentável.
É nesta perspectiva que situo o facto desta calamidade natural ter ocorrido na Semana Santa. A vivência espiritual deste tempo sagrado poderá ajudar a dar o sentido apropriado a este nefasto acontecimento, na medida em que permitirá compreender melhor que não há libertação sem sofrimento, que pela força do amor se poderá reerguer o que o mal destruiu e que a vida tem sempre a última palavra.
Convicto de que “a morte não terá domínio” sobre todos os que foram, directamente afectados, mesmo sobre os que sucumbiram, expresso a nossa solidariedade traduzida em preces ao Senhor Ressuscitado e na partilha de bens que estiver ao nosso alcance, conforme as orientações que vierem a ser dadas pela Caritas Internacionallis.
Desejo, na sua pessoa, a todos os que, através da Cáritas, estão envolvidos nas acções de emergência e irão empenhar-se nos projectos de reconstrução, a coragem para levar a esperança aos corações mais desanimados, a competência para a concretização feliz de todos os projectos que vierem a ser delineados e a bênção de Deus para que a paz e a confiança vos acompanhem.
Abraça-o e a todos os seus colaboradores com fraternal estima,
O Presidente da Cáritas Portuguesa
Eugénio José da Cruz Fonseca