“Inclusão” prepara-se para segunda etapa
A equipa do projecto “Inclusão” esteve na Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima preparar a constituição das novas turmas que integram o segundo plano de formação deste projecto. O mesmo processo está também a ser feito na Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco prevendo-se o início desta segunda etapa para Outubro próximo.
Gestão doméstica, parentalidade, o relacionamento interpessoal e estratégias para um regresso ao mercado de trabalho. Estes são os módulos que fazem parte da formação proposta pelo projecto Inclusão. Inserido no âmbito do programa Operacional de Potencial Humano, este projecto é co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Governo Português. A primeira fase de implementação terminou em Abril e prepara-se agora a sua segunda etapa.
Através da dinamização de competências em vários domínios “Inclusão” quer ser um recomeço para uma população dita em “exclusão”. “Pela aquisição de novas competências sociais e pessoais fomenta-se a integração particularmente pela criação de estratégias que permitam o regresso ao mercado de trabalho”, explica Ana Luísa Pinto, da Cáritas Portuguesa, a entidade promotora. Os formandos, na sua maioria desempregados, “trabalham a sua estratégia de regresso ao mercado de trabalho aprendendo, por exemplo, as regas essenciais para a construção de um curriculum vitae ou a forma de se apresentarem para um entrevista de emprego”, acrescenta Ana Luísa. Este trabalho está a ser feito com o acompanhamento da entidade formadora i.zone, que acompanha Ana Luísa nas reuniões locais que preparam o arranque da segunda fase de formação.
Durante o ano de 2011 estiveram envolvidos em acções de formação mais de 60 pessoas em todo país, através da Cáritas Diocesanas local ou de diferentes instituições de solidariedade social. Para além dos módulos já mencionados, quem frequenta estas acções pode renovar os seus conhecimentos de matemática ou descobrir novos dons através, por exemplo, da expressão artística. A preocupação é promover as competências de cada pessoa dando-lhe novas ferramentas para fazer frente às dificuldades que possa atravessar na sua vida.