Cáritas Portuguesa integra órgãos sociais da Cáritas Europa
A Conferência Regional da Cáritas Europa, a decorrer na cidade de Tbilisi, na Geórgia, elegeu hoje os seus novos corpos sociais. Mons. Luc Van Looy, foi reconduzido como presidente da Cáritas Europa e foi eleita como secretária-geral, a sueca, Maria Nyman. Pela primeira vez a Cáritas Portuguesa integra também os corpos sociais agora eleitos, estando, a par da Cáritas Irlandesa, responsáveis pela auditoria interna da organização. A representar a Cáritas Portuguesa estará o gestor administrativo e financeiro, Luís Fusco: “uma responsabilidade que assumo como serviço à rede europeia”.
Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, sublinha que esta é uma responsabilidade que a Cáritas Portuguesa aceita com “são orgulho”: “para a Cáritas Portuguesa é uma grande honra poder dar este contributo para o trabalho da rede a nível europeu. Será uma grande responsabilidade, mas revela também que estamos alinhados na forma de trabalhar e de consolidar a nossa missão na Igreja”.
Este ano, para além das responsabilidades estatutárias, a Conferencia Regional centra as suas atenções na relação com os jovens. Como envolver os jovens na ação da Cáritas? Os mais de 155 participantes, entre eles presidentes nacionais, diretores e jovens voluntários, partilham experiências e testemunhos sobre a ação dos jovens na Cáritas, como potenciá-la e como incluí-la na ação da organização.
De Portugal participam para além do presidente, Eugénio Fonseca, dois jovens que representam o projeto “Cáritas Jovem” da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima. Um projeto que está a ganhar o seu espaço naquela diocese dado aos jovens a oportunidade de contribuir de forma ativa para a ação da Cáritas. “Com esta resposta da Cáritas de Leiria os jovens têm também uma noção real de pertença à Cáritas e vão ficar com uma referência sobre o que é o trabalho social para o resto da vida deles”.