Capacitação e Desenvolvimento Institucional
A capacitação é uma das áreas estratégicas de atuação da Cáritas Portuguesa, constituindo uma aposta para a melhoria da gestão, inovação e desenvolvimento dos recursos humanos, para a modernização e desenvolvimento integrado e sustentável da rede Cáritas.
Na sua ação, a área de Capacitação procurará desenvolver ações de formação profissional que visem a aquisição e desenvolvimento de competências e atitudes, cuja síntese e integração possibilitem a adoção dos comportamentos adequados a um desempenho profissional orientado para o cumprimento da missão, a novos âmbitos de intervenção, a novas metodologias e instrumentos, com vista à melhoria dos serviços e à redução de riscos.
Através de estabelecimentos de parcerias e colaborações pontuais com outras entidades que já possuam programas direcionados para as Instituições Sociais, disponibilizaremos e desenvolveremos ações de sensibilização e formação, presenciais ou à distância, de prestação de informação à rede Cáritas, procurando dar resposta a necessidades detetadas e às especificidades de cada Instituição.
Mediante esta estratégia, promoveremos a solidariedade ao serviço da dignidade humana, a proteção dos mais frágeis e o reforço dos agentes Cáritas e da sociedade civil na luta contra a pobreza e exclusão social.
Oferta formativa:

Sessão de formação certificada online sobre o Estatuto do Maior Acompanhado
Data: 18 e 19 de fevereiro de 2026| Horário: 14 às 17h00
Formato: Online (link enviado mediante inscrição)
Objetivos: Conhecer os principais aspetos do Regime do Maior Acompanhado e o que mudou com a nova lei, em vigor desde 10 de fevereiro de 2019.
Conteúdos: O Regime do Maior Acompanhado foi criado para apoiar as pessoas que necessitam de ajuda para tratar de alguns ou de todos aspetos da sua vida e que por diversos motivos (saúde, deficiência, entre outros) se mostrem incapazes de gerir a sua própria vida.
Enquadramento jurídico da intervenção gerontológica e direitos dos utentes;
Estatuto do Maior Acompanhado – Novo paradigma no exercício da capacidade jurídica.
Público-alvo: Colaboradores da área social, saúde e gestão que atuam na área da prestação de cuidados a pessoas idosas, em situação de dependência ou com capacidade diminuída.
Inscrições: Os interessados deverão efetuar a sua inscrição até 13 de fevereiro, através do formulário disponível aqui.
Cartaz: Aqui