Capacitação e Desenvolvimento Institucional
A capacitação é uma das áreas estratégicas de atuação da Cáritas Portuguesa, constituindo uma aposta para a melhoria da gestão, inovação e desenvolvimento dos recursos humanos, para a modernização e desenvolvimento integrado e sustentável da rede Cáritas.
Na sua ação, a área de Capacitação procurará desenvolver ações de formação profissional que visem a aquisição e desenvolvimento de competências e atitudes, cuja síntese e integração possibilitem a adoção dos comportamentos adequados a um desempenho profissional orientado para o cumprimento da missão, a novos âmbitos de intervenção, a novas metodologias e instrumentos, com vista à melhoria dos serviços e à redução de riscos.
Através de estabelecimentos de parcerias e colaborações pontuais com outras entidades que já possuam programas direcionados para as Instituições Sociais, disponibilizaremos e desenvolveremos ações de sensibilização e formação, presenciais ou à distância, de prestação de informação à rede Cáritas, procurando dar resposta a necessidades detetadas e às especificidades de cada Instituição.
Mediante esta estratégia, promoveremos a solidariedade ao serviço da dignidade humana, a proteção dos mais frágeis e o reforço dos agentes Cáritas e da sociedade civil na luta contra a pobreza e exclusão social.
Oferta formativa:

Lei da Emigração
Data: 6 de maio de 2025 | Horário: 09h00 às 13h00
Formato: Online (link enviado mediante inscrição)
Objetivos: Apresentar as condições e procedimentos de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional – Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, com as posteriores alterações e respetivo Decreto Regulamentar. Apresentar de forma breve o regime que regula o exercício do direito de livre circulação e residência dos cidadãos da União Europeia e dos membros das suas famílias no território nacional – Lei n.º 37/2006, de 9 de agosto.
Destinatários: Este módulo destina-se a profissionais de entidades implicadas no processo de acolhimento e integração dos imigrantes, nomeadamente associações (de imigrantes e outras), Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Paróquias, Organizações Não Governamentais (ONG’s), autarquias, juntas de freguesia, hospitais, escolas, empresas, outras organizações públicas ou privadas.
Inscrições: Os interessados deverão efetuar a sua inscrição até 1 de maio através do formulário disponível aqui
Programa : Aqui
