inverter a curva da pobreza
emergência social
Inverter a Curva da Pobreza.
Inverter a Curva da Pobreza.
No contexto da pandemia da COVID-19, a Cáritas abriu o programa Inverter a Curva da Pobreza para reforçar a capacidade de apoio às famílias mais vulneráveis. Hoje, as crises consecutivas, obrigam à continuação deste programa através do pagamento de despesas pontuais e urgentes (habitação, saúde, gás, eletricidade…) e pela atribuição de vales de aquisição de alimentos e bens essenciais.
pessoas apoiadas
em 2023
Apoios urgentes
Vales alimentares e bens essenciais
pessoas apoiadas
em 3 anos
Dê o primeiro passo!
O seu donativo reforça a execução deste programa.
Ajude-nos a inverter a curva da pobreza em Portugal.
Os donativos são a única forma de suporte à execução deste programa e sem a contribuição de todos não seremos capazes de o continuar.
Testemunhos
D. Lurdes e D. Rosa, dois exemplos de vida e de esperança.
Doar com certeza..
D. Lurdes, 49 anos. Vive em Viseu e tem a cargo uma família numerosa de 7 pessoas, todas sob o mesmo teto. Vivem com dificuldades económicas pois só o marido tem trabalho, mas apesar disso falar com orgulho do sucesso escolar dos seus 5 filhos.
“Todos os meus 5 filhos são alunos de mérito. Apostamos tudo na educação deles e serão eles a dar a volta. A Cáritas ajuda-nos muito com os seus programas de apoio.”
D. Rosa, 88 anos. Vive sozinha com uma reforma muito pequena e debate-se diariamente com o isolamento. Depois da morte do seu único filho que vivia fora do país, perdeu a relação com a sua nora e com as duas netas que não falam o português.
“Às vezes não tenho dinheiro para beber um café mas não deixo de sair, de pôr o meu baton e vou conversar com as técnicas da Cáritas. É ótimo ter alguém que nos oiça.”
O que dizem os nossos técnicos…
Os últimos anos têm sido de grandes desafios. Desafios ainda maiores para os mais vulneráveis a quem a Cáritas se esforça por servir de modo a inverter e interromper situações de pobreza. No contexto duro e nunca imaginado da pandemia provocada pelo vírus da COVID-19, a Cáritas abriu o programa “Inverter a Curva da Pobreza”. Este programa, de apoio à rede nacional permitiu reforçar a capacidade de resposta das Cáritas Diocesanas às famílias mais vulneráveis. Hoje, as diferentes crises que desde essa altura se sucedem, obrigam à continuação deste programa de emergência social que em 3 anos já apoiou mais de 30 mil pessoas seja no pagamento de despesas pontuais e urgentes (habitação, saúde, gás, eletricidade…) seja pela atribuição de vales de aquisição de alimentos e bens essenciais.
Perante o agravamento de muitas situações sociais, a Cáritas continua a dar esta resposta de emergência social, mas precisa do apoio de todos. Os donativos – particulares e empresariais – são a única forma de suporte à execução deste programa e sem a contribuição de todos não seremos capazes de o continuar. Neste sentido abrimos a campanha de emergência com o nome “Doar Com Certeza”.
“Este é o apelo à confiança dos nossos doadores para que continuem a acreditar na Cáritas e não desistam de apoiar as famílias que graças a este trabalho conseguem recuperar o seu equilíbrio financeiro.” Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa