Nós damos uma cara ao teu donativo.
Ao consignação o seu IRS à Cáritas Portuguesa está a decidir qual o destino de uma parte do imposto que seria destinada ao Estado – sem qualquer custo. O Estado abdica de 1% do seu IRS e envia esse valor já liquidado para a entidade beneficiária.

Move-nos acima de tudo, o respeito pela dignidade humana. Estamos incansavelmente atentos à falta de cuidados de saúde, ao isolamento, a todas a situações de fragilidade financeira e a todas as situações de desequilíbrio nos indivíduos e nas comunidades como a guerra e as situações de catástrofe natural.
A Cáritas Portuguesa faz parte das entidades oficiais para as quias pode consignar gratuitamente 1% do seu IRS. Ao indicar o nif da Cáritas Portuguesa está a ajudar-nos a transformar muitas vidas! Acompanhamos os mais vulneráveis, identificamos os seus problemas e contribuímos para a reconstrução do percurso de vida.
A Cáritas em Portugal é composta por uma rede de 20 Cáritas diocesanas e inúmeros grupos de ação social de proximidade. São estas as entidades que prestam apoio social informal, que estão no atendimento aos mais vulneráveis e nas resposta sociais estruturadas, como apoio à infância, idosos, migrantes, pessoas em situação de sem abrigo, em processos de recuperação de dependência ou em itinerários de inserção social.
Veja abaixo como preencher no passo-a-passo.
A consignação do IRS é feita aquando o preenchimento da sua declaração de rendimentos, a qual deve ser submetida entre 1 de abril e 30 de junho de 2025, independentemente da categoria de rendimentos. Contudo, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) permite que a comunicação da entidade a consignar seja feita de forma antecipada, entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025. Escolha a Cáritas Portuguesa a quem vai consignar o seu IRS (o valor de 1% é destinado por si e não vai para o Estado).
Pode consignar 1% do IRS para a Cáritas Portuguesa, caso faça a entrega Automática da sua declaração ou caso faça a entrega Manual da sua declaração. Veja o esquema em baixo:
Preenchimento do IRS Automático

Preenchimento do IRS Manual

Consignar 1% do meu IRS já liquidado tem custos?
Ao destinar 1% do seu IRS já liquidado a uma Entidade à sua escolha, não incorre em qualquer custo. O seu reembolso ou valor a pagar não será afetado: não receberá menos nem pagará mais. O valor recebido por via da consignação do IRS constitui uma parcela relevante para as Entidades beneficiárias. Dessa forma está a apoiar o nosso trabalho, contribuindo para a melhoria das condições de vida de milhares de pessoas.
Para mais informações ou esclarecimentos:
Contactos: donativos@caritas.pt | +351 218 454 226
Move-nos acima de tudo, o respeito pela dignidade humana. Estamos incansavelmente atentos à falta de cuidados de saúde, ao isolamento, a todas a situações de fragilidade financeira e a todas as situações de desequilíbrio nos indivíduos e nas comunidades como a guerra e as situações de catástrofe natural.
A Cáritas Portuguesa faz parte das entidades oficiais para as quias pode consignar gratuitamente 0,5% do seu IRS. Ao indicar o nif da Cáritas Portuguesa está a ajudar-nos a transformar muitas vidas! Acompanhamos os mais vulneráveis, identificamos os seus problemas e contribuímos para a reconstrução do percurso de vida.
A Cáritas em Portugal é composta por uma rede de 20 Cáritas diocesanas e inúmeros grupos de ação social de proximidade. São estas as entidades que prestam apoio social informal, que estão no atendimento aos mais vulneráveis e nas resposta sociais estruturadas, como apoio à infância, idosos, migrantes, pessoas em situação de sem abrigo, em processos de recuperação de dependência ou em itinerários de inserção social. Em Portugal acompanhamos anualmente cerca de 120 mil pessoas.