Ser voluntário cristão em contexto prisional
No âmbito de um Protocolo estabelecido entre a Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Cáritas Portuguesa, que tem como finalidade implementar ações capazes de contribuir para a inclusão de pessoas em situação de reclusão e pós reclusão, através do envolvimento de múltiplos parceiros, a começar por uma rede de voluntários ligados à Igreja Católica, de um modo particular, no âmbito da Pastoral Penitenciária. Neste sentido promovem-se nos próximos dias um conjunto alargado de sessões de sensibilização sobre voluntariado em contexto prisional, em todo o país. O Porto foi o primeiro a receber um destes encontros, numa sessão que contou com 27 participantes da zona Norte do país, voluntários ou candidatos a voluntários ligados à Igreja Católica. Ir ao encontro do desenvolvimento pessoal e social das pessoas em situação de reclusão e pós reclusão é a preocupação central.
Foram abordados conteúdos como: “ser voluntário em Portugal”, com a colaboração da Confederação Portuguesa do Voluntariado, apresentado por Susana Queiroga; “ser voluntário em contexto prisional”, por Regina Branco da DGRSP, e “ser voluntário cristão”, pela Cáritas Portuguesa e Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, com intervenções do Pe. João Gonçalves e Paulo Neves.
Além disso, foram ainda abordados outros assuntos no âmbito do referido Protocolo, nomeadamente, no que se refere a diligências em curso no âmbito de espaços de acolhimento e de momentos de valorização laboral de pessoas em situação de reclusão e pós reclusão.
As próximas sessões realizam-se em Fátima, no próximo dia 29 de setembro; em Lisboa, no dia 03 de novembro e em Évora, dia 10 de novembro.
Para informações sobre a participação em alguma destas sessões pode ser contactada a Cáritas Portuguesa ou a Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, através dos emails: paulo.neves@caritas.pt ou pastoralpenitenciariaportugal@gmail.com