Partilhar a Viagem: Semana de Ação Conjunta
A Semana de Ação Conjunta é um dos grandes momentos desta campanha internacional com o nome Partilhar a Viagem.
A partilha de uma refeição que junte à mesma mesa migrantes, refugiados e comunidades locais é a proposta para dar visibilidade a esta Semana de Ação Conjunta, de 17 a 24 de junho, tendo no dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, o centro de todas as iniciativas. O encontro à volta de uma mesa é muito mais do que apenas passar algum tempo com outras pessoas para comerem juntas. A comida é uma das necessidades humanas básicas e fundamentais para todos nós. É também um veículo poderoso para unir as pessoas em momentos de alegria, descontração e verdadeira comunhão.
Em Portugal há 18 dioceses envolvidas nesta campanha e que vão estar, por estes dias, a promover iniciativas locais que vão amplificar o apelo do Papa Francisco para que todos, católicos e homens de boa vontade, sejam capazes de promover a “cultura do encontro”.
Durante os próximos dois anos, as organizações da Cáritas nos 165 países onde esta campanha está a decorrer, promovem um conjunto de atividades e iniciativas para incentivar a partilha de conhecimentos em torno da experiência da migração dando sentido à ideia central de que todos fazemos parte desta grande jornada.
Esta viagem pelos migrantes e refugiados começou no dia 27 de setembro e, em Portugal, contou com o apoio do selecionar nacional, Fernando Santos, que deu o seu testemunho de “português no mundo” e sublinhou a importância de abrirmos os braços para acolher quem, por algum motivo, procura o nosso país para recomeçar a sua vida.