• Início
  • Quem Somos
    • Identidade
    • Missão, Visão e Valores
    • A NOSSA ORGANIZAÇÃO
      • CORPOS SOCIAIS
      • A NOSSA EQUIPA
    • Publicações Institucionais
  • O Que Fazemos
    • Projetos Internacionais
    • PRIORIDADE ÀS CRIANÇAS
    • OBSERVATÓRIO SOCIAL
    • + Próximo
    • Editorial Cáritas
    • Emergências Cáritas
    • Semana Nacional Cáritas
    • 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz
  • Onde Estamos
  • Colabore
    • Parcerias
    • Voluntariado
    • Recrutamento
  • DONATIVOS
  • Donativos online
  • Loja online
Logo Image
Bem Vindo(a)
  • Sair
    • Área Admin
      • IntraNet
      • Suporte
    • Todos os Grupos

No products in the cart.

Partilhar a Viagem

PARTILHAR A VIAGEM

A Campanha Internacional “Partilhar a Viagem” foi lançada pelo Papa Francisco a 27 de Setembro de 2017 e terá duração até 2019, sob o mote de “acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e refugiados”. Pretende criar e promover oportunidades para o diálogo e uma cultura do encontro entre as pessoas para um melhor entendimento e abordagens sobre a viagem migratória e os seus desafios.

Para saber mais sobre esta campanha e como se envolver visite o nosso Guia de Ação.

  • OBJETIVO GERAL
  • ATIVIDADES
  • MATERIAIS DE CAMPANHA
  • CARITAS INTERNACIONALIS
  • CONTACTOS

OBJETIVO GERAL

Trata-se da resposta ao apelo do Papa Francisco para a promoção da “cultura do encontro” – olhar para as pessoas em mobilidade com humanidade, abrir os corações e as mentes, mudar de perspetiva. A Cáritas irá destacar os desafios e os efeitos da migração, aproveitando a força da sua rede internacional, mais de 160 em todo o mundo, para apelar a uma mudança de mentalidade.

Todas as organizações membro da Cáritas são convidadas a promover a campanha a nível nacional e local através da promoção de eventos e de atividades. As conferências episcopais e as organizações religiosas são também convidadas a partilhar os nossos materiais.

Para a Cáritas Portuguesa, participar nesta campanha, que conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, é também uma oportunidade de desafiar a tendência a que se assiste para a indiferença, consequência do individualismo das sociedades que veem as pessoas apenas como consumidores, esquecendo-se da sua profunda humanidade. Queremos contribuir para a construção de comunidades mais fortes e sociedades mais inclusivas. Pretendemos aumentar os espaços e as oportunidades para migrantes e comunidades, se juntarem e aprendam uns sobre os outros.

ATIVIDADES

27 de setembro de 2017 – Lançamento

A campanha foi lançada a 27 de setembro de 2017, pelo Papa Francisco, no Vaticano.

partilhar a viagem_semana ação conjunta

Em Portugal o lançamento da campanha aconteceu em Lisboa, no Padrão dos Descobrimentos e contou com a participação do selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, com o escritor e contador de histórias argentino Rodolfo Castro, que com a ajuda da jornalista Alice Vilaça, partilharam as suas experiências, dificuldades e as motivações que os levaram a deixar as suas casas.

 

 

 

 

 

14 a 27 de junho – Semana de Ação Conjunta

Antonio Costa_Vem e partilha o teu pãoA partilha de uma refeição que junte à mesma mesa migrantes, refugiados e comunidades locais foi a proposta da Semana de Ação Conjunta, de 17 a 24 de junho, tendo no dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, o centro de todas as iniciativas. O encontro à volta de uma mesa é muito mais do que apenas passar algum tempo com outras pessoas para comerem juntas. A comida é uma das necessidades humanas básicas e fundamentais para todos. É também um veículo poderoso para unir as pessoas em momentos de alegria, descontração e verdadeira comunhão.

Em Portugal foram 18 dioceses envolvidas nesta semana a promover iniciativas locais que amplificaram o apelo do Papa Francisco para que todos, católicos e homens de boa vontade, sejam capazes de promover a “cultura do encontro”.

 

 

abril, 2019

Para criar pontes de diálogo entre várias entidades e colaboradores e fomentando a proximidade com migrantes e refugiados, a Mala da Partilha, é uma das atividades que integra a campanha da Caritas Internationalis, apela à partilha de testemunhos sobre a “viagem migratória” (imigração/emigração).

Com esta iniciativa, a Cáritas pretende conhecer melhor e enaltecer as experiências migratórias pessoais, mostrando abertura a diferentes comunidades e culturas coexistentes ao nível local, promovendo a cultura do encontro e da proximidade e combatendo, de forma ativa, a globalização da indiferença com a globalização do encontro e reforçando a necessidade de reconhecer as migrações como fenómeno intrínseco ao ser humano, parte da Humanidade. No entanto, este não é o único objetivo da iniciativa. A Mala da Partilha visa também estimular a ideia de que todos nós nos sintamos em casa, onde quer que vivamos, enquanto uma só família numa casa comum e envolver os membros da comunidade para que sejam um contributo vivo para a causa das migrações, assim como se empenha também na reflexão conjunta sobre os quatro verbos “acolher, proteger, promover e integrar”.

 

 

maio, 2019

“A história da salvação é ela mesma uma viagem comum de Deus com toda a criação. A migração é um direito da vida humana e também divina. E, por isso, nós, cristãos, somos desafiados a ver o fenómeno da migração como parte da história da salvação. A Cáritas é uma das mãos de Deus e da Igreja para promover as migrações como fenómeno de desenvolvimento da humanidade.”

Na inauguração oficial da exposição itinerante “Migrações e Desenvolvimento”, o cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis, deixou uma mensagem clara e emotiva da importância da migração como motor de desenvolvimento para os países de acolhimento e de destino.

“A migração não é algo de novo. A migração existe a par com a história da humanidade. Na mão de Deus a migração é uma parte da história da salvação. Nas mãos dos homens passa a ser vista como um perigo, um problema, com leituras ideológicas, mas a visão da Bíblia é de que a migração é um fenómeno humano.” Por esta razão o responsável da Caritas Internationalis, que nos últimos anos tem colocado o foco da sua mensagem na importância da partilha e da cultura do encontro, através da campanha global Partilhar a Viagem, sublinhou o seu desejo de que a migração deixe de ser vista apenas como um fenómeno de movimentação de pessoas: “Podemos falar de migração como fenómeno, mas não é simplesmente um fenómeno. Falar de Migração é falar de pessoas! Devemos falar de pessoas migrantes. A migração é um conceito, mas os migrantes são seres humanos. Como pessoas, cada migrante tem uma história, sonhos, ânsias, desejos para a vida dos seus filhos.”

 

 

28 setembro 2019

editorial caritas_mala da partilhaNo passado dia 28 de setembro, sob organização da Cáritas Portuguesa, decorreu no Salão Nobre dos Passos do Concelho da Câmara Municipal de Santarém, o lançamento do livro “Mala da Partilha – Testemunhos de Vida de Migrantes”. Este livro, publicado no âmbito da Campanha da Caritas Internationalis “Partilhar a Viagem” lançada pelo Papa Francisco em 2017, sob o mote de “acolher, proteger, promover, integrar” os migrantes e refugiados integrou a Semana de Ação Conjunta deste ano de 2019, que se realizou de 29 de setembro, dia da Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado, a 5 de outubro.

Na sessão de apresentação estiveram presentes D. José Traquina, Bispo da Diocese de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. Ricardo Ribeiro Gonçalves, a presidente da Cáritas Diocesana de Santarém, Dra. Túlia Sá Correia, o presidente da Cáritas Portuguesa, Dr. Eugénio Fonseca, a diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Dra. Eugénia Quaresma, a coordenadora do livro, Filipa Abecasis, vários migrantes e mais cerca de cinco dezenas de pessoas envolvidas nas questões sociais relacionadas com a temática dos Migrantes.

MATERIAIS DE CAMPANHA

e está interessado no que está a acontecer no nosso mundo, então esta é uma campanha onde vai poder fazer a diferença a todos os níveis. Esta é uma oportunidade para partilhar algo de si mesmo e de oferecê-lo sob forma de amizade e em troca de amizade. É uma viagem de descoberta!

Pode organizar um evento na sua comunidade. Pode rezar. Pode defender a migração junto do seu governo. Pode partilhar os nossos materiais nas redes sociais. Pode fazer um donativo para projetos de migração através das Cáritas diocesanas ou da Cáritas Portuguesa.

 

MATERIAIS DISPONIVEIS:

Guia de Ação Partilhar a Viagem

Logotipo

Partilhar a Viagem_cartaz

Infografia sobre migração

Partilhar a Viagem_Oração

Capa para facebook

CARITAS INTERNACIONALIS

A Caritas Internationalis é a promotora desta campanha. Somos uma confederação universal de 165 organizações nacionais de desenvolvimento. Somos o braço caritativo da Igreja Católica e a nossa confederação funciona a nível nacional, regional, diocesano e internacional trabalhado sobre questões como pobreza, migração, mudanças climáticas, saúde e emergências.

Poderá acompanhar tudo o que se passa nesta campanha, no resto do mundo, a partir do site oficial da campanha: http://journey.caritas.org

CONTACTOS

UNIDADE INTERNACIONAL

Filipa Abecasis (Coordenação)
filipaabecasis@caritas.pt

Margarida Matildes (Comunicação)
margaridamatildes@caritas.pt

Mariana Hancok (Advocacy)
marianahancock@caritas.pt

Sites de interesse

Caritas Internationalis

Cáritas Europa

Santa Sé

Conferência Episcopal Portuguesa

 

Contactos

Praça Pasteur, nº 11 – 2º Esq.
1000-238 Lisboa

caritas@caritas.pt

+351 218 454 220

Cáritas Portuguesa

Sistema de Proteção

Redes Sociais

     

© 2020 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DesignCorner.