Editorial Cáritas apresenta “Crónicas ainda atuais”
“Crónicas ainda atuais” é o titulo da última obra publicada pela Editorial Cáritas. Um trabalho que reúne texto de Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, que aborda temas como a globalização, a eutanásia, a cultura, a política ou a doutrina social da Igreja e que teve a sua apresentação formal na Feira do Livro, na presenta de D. Manuel Clemente, que também prefaciou a obra.
D. Manuel Clemente sublinhou a importância dessa publicação pela sua “oportunidade” e “consistência”. Referindo que numa sociedade como a de hoje, pela sua “complexidade e pela sua mediatização e globalização” o trabalho e a intervenção pública de Pedro Vaz Patto é uma voz “que nunca se retrai e que está em tudo isto com uma grande serenidade que faz perceber as questões”.
Este novo livro da Editorial Cáritas é uma compilação de texto de pedro Vaz Patto, publicados na revista “Cidade Nova”, do Movimento Focolares e do jornal Voz da Verdade, do Patriarcado de Lisboa. Para o autor é uma feliz oportunidade de poder partilhar os seus textos que tendo já sido publicados sublinham a ideia de que na sociedade atual “não há causas perdidas, não há questões irreversíveis”. Recorrendo ao exemplo mais recente da eutanásia explicou que os temas agora publicados não representam “assuntos encerrados”.
Com 51 livros publicados, a Editorial Cáritas, representa para a Cáritas Portuguesa uma aposta num trabalho que vai ao encontro da sua missão e que resulta do pensamento produzido pelos corredores das universidades, e da vida que acontece nas ruas, por isto, faz a Aliança entre o Pensar e o Fazer.