Uma só família humana, cuidar da casa comum
“Uma só família humana, cuidar da casa comum” é o tema que marca a Semana Nacional da Cáritas em Portugal, que decorre de 26 de fevereiro até ao dia 4 de março.
Para além de um conjunto de ações locais, nesta semana a Cáritas apela à participação de todos os portugueses Peditório Público Nacional, entre os dias 1 e 4 de março.
Baixos rendimentos, desemprego, saúde e habitação continuam a ser os principais motivos que levam os portugueses a procurar a ajuda da Cáritas. No primeiro semestre de 2017 a rede nacional Cáritas atendeu um total de 68 258 pessoas. Os atendimentos reportados pelas Cáritas diocesanas relativamente ao primeiro semestre de 2017, registaram uma diminuição face aos anos anteriores, mas não com uma diferença muito elevada. Em relação ao ano de 2016 verifica-se uma diminuição de 7%.
“Este ano a Cáritas olhar particularmente para o mundo como ‘casa comum’ e é nessa perspetiva que desenvolve a sua missão diária de resposta às emergências locais e nacionais. Acreditamos que o mundo pode ser um lugar melhor se todos nos sentirmos parte de uma mesma família e é esse o contributo que a Cáritas quer dar a Portugal e ao Mundo”, reforça Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
D. Joaquim Traquina, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade, lembra que “casa comum” e “família humana” são termos que nunca podem andar sozinhos quendo se pretende alcançar um desenvolvimento sustentável intergral. Recordando as palavras do Papa Francisco ao sublinhar que não existem duas crises separadas: “uma ambiental e outra social; mas uma e complexa crise sócio-ambiental”. Para isto, lembra D. José Traquina “há que encontrar uma abordagem integral que permita ‘combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza’”.
PROGRAMAS DIOCESANOS:
Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda
Cáritas Diocesana de Viana do Castelo
Divulgação sobre os fins sociais da Cáritas no Convento de S. Domingos | 1 de março às 15:00
MATERIAIS DE CAMPANHA: