Migrações e Desenvolvimento: Comunicar, Influenciar, Transformar
Representantes de 20 associações de migrantes em Portugal juntam-se, nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, para participar no Encontro de Formação “Migrações e Desenvolvimento: Comunicar, Influenciar, Transformar”, promovido pela Cáritas Portuguesa, no âmbito do projeto MIND – (Migrações, Interligação, Desenvolvimento), com o apoio e participação do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) que co-financia esta iniciativa no âmbito do projeto CivAct (Cidadania Europeia e Interculturalidade) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
A decorrer no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, Lisboa, este Encontro tem por objetivo promover a troca de experiências e partilha das principais atividades e áreas de intervenção das diferentes associações inscritas para potenciar a sua ação, melhor comunicar, influenciar e transformar. Do programa fazem parte um conjunto de sessões temáticas que vão apresentar ferramentas úteis para o trabalho das associações participantes, assim como pontos de partida para reflexão, discussão e eventuais iniciativas conjuntas ou em parceria.
O Encontro conta ainda com a colaboração de investigadores e professores universitários e representantes de organizações com experiência na área das Migrações e do Desenvolvimento.
A vontade de partilhar objetivos comuns no combate à estigmatização dos migrantes está na origem deste encontro de formação. Para as três organizações que o promovem, Cáritas, IMVF e ACM, é fundamental criar narrativas conjuntas que sejam capazes de promover o diálogo intercultural e a compreensão mútua e, ao mesmo tempo, desenvolver e aprofundar temas atuais e fundamentais.
Recorde-se que o MIND (Migrações, Interligação, Desenvolvimento), é um projeto com o apoio da Comissão Europeia, implementado pela Cáritas Portuguesa, a Caritas Europa e por 11 Cáritas europeias, que teve início em 2017 e decorre até ao final do próximo ano. Este projeto é um contributo para o envolvimento da sociedade europeia nas questões e desafios do desenvolvimento através da criação de oportunidades de diálogo e encontro para que haja um melhor entendimento sobre a interligação entre Migrações e Desenvolvimento.
O projeto europeu CivAct está a ser implementado em Portugal pelo IMVF e tem a duração de dezoito meses (2017-2019), sendo um dos seus objetivos promover o diálogo e workshops sobre temas atuais e pertinentes para a participação dos cidadãos europeus, tais como as Migrações e o Desenvolvimento.