INTERVENÇÃO SOCIOPOLÍTICA NA ÁREA DAS MIGRAÇÕES E DESENVOLVIMENTO:
Aveiro (dia 26) e Évora (dia 28), acolheram dois Encontros de Formação sobre “Intervenção Sociopolítica-Advocacy sobre Migrações e Desenvolvimento”, no âmbito do projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento. Em Aveiro, estiveram presentes as Cáritas Diocesanas dos Açores, Vila Real, Leiria, Santarém, Coimbra, Guarda e Viseu e o Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa de Aveiro. Em Évora, marcaram presença as Cáritas Diocesanas de Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Évora, Beja, Setúbal, Funchal e ainda o Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo da Diocese do Funchal.
Estas duas sessões tiveram como objetivo fazer a apresentação do projeto MIND e das suas principais atividades, desafiando à mobilização e participação de todas as organizações presentes.
Foram também apresentados os dois Pactos Globais recentemente adotados, sobre os Refugiados e para as Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares, destacando-se a criação de uma parceria multi-atores para a implementação nacional do Pacto Global para as Migrações, numa iniciativa da Cáritas Portuguesa de convite à assinatura da Declaração de Compromisso.
O projeto MIND e as atividades que o integram foram apresentadas como oportunidades de intervenção sociopolítica (advocacy) e serviram de mote para a reflexão do trabalho realizado pela Igreja em Portugal e pela rede Cáritas neste âmbito.
Os dois encontros contaram ainda com a participação de Eugénia Quaresma, diretora da OCPM (Obra Católica para as Migrações), e de André Costa Jorge, Coordenador da PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados). O sentimento geral foi de franco agrado e reconhecida mais-valia formativa para todos os presentes, ficando a certeza que oportunidades desta natureza podem e devem ser repetidas.