Pobreza: Cáritas sublinha a importância do acesso aos serviços
Pobreza: Cáritas sublinha a importância do acesso aos serviços
Antecipando a anual Semana Nacional Cáritas, que se assinala de 8 a 15 de março, a Cáritas Portuguesa e a Cáritas Europa apresentam o relatório nacional “Caritas Cares”, no próximo dia 3 de março, às 9h30, no Centro de Congressos de Lisboa, Praça das Indústrias 1, 1300-307 Lisboa.
O relatório “Cáritas CARES” destaca as barreiras legais, obstáculos burocráticos e outras dificuldades que as pessoas vulneráveis enfrentam no acesso à habitação, educação e cuidados de saúde, emprego e outros serviços básicos. Para enfrentar esses desafios, o relatório da Cáritas Europa, composto por 16 países europeus, incluindo Portugal , recomenda aos Estados-Membros que garantam o acesso aos direitos sociais, especialmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. A Comissão Europeia deve promover o intercâmbio de boas práticas para enfrentar quaisquer barreiras legais e obstáculos burocráticos que restrinjam o acesso aos serviços. A Cáritas acredita que uma mudança gradual em direção ao acesso universal a serviços, juntamente com uma abordagem individual personalizada na prestação de serviços, são etapas vitais para um combate efetivo à pobreza.
Na apresentação do relatório estarão presentes: Manuel Carvalho da Silva, do Centro de Estudos Sociais, Shannon Pfohman, diretora de Política e Advocacy na Cáritas Europa. Será, ainda apresentado o projeto MakeBraga, por parte da Cáritas Diocesana de Braga, como exemplo de boas práticas.
A apresentação deste relatório antecipa a abertura da Semana Nacional Cáritas que decorre entre os dias 8 e 15 de março, durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social. Para além das atividades locais, durante esta semana destaca-se, ainda, a apresentação do 1º Caderno de Intervenção Sociopolítica, no próximo dia 10 de março e a realização do Peditório Público Nacional, entre os dias 12 e 15 de março.