Cáritas Portuguesa com nova direção
Tomaram posse, ontem, 10 dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, os novos corpos sociais da Cáritas Portuguesa. Depois da nomeação da presidente da Direção, Rita Valadas, e do Assistente Eclesiástico, Pe. José Manuel Pereira de Almeida, pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, em novembro, este foi o momento de tomada de posse de todos os que durante o próximo triénio vão ocupar os órgãos sociais da Cáritas Portuguesa.
A tomada de posse decorreu em Santarém, numa cerimónia presidida por D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e por D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, também bispo da Diocese de Santarém.
Nas palavras dirigidas aos presentes, D. José Ornelas, sublinhou a importância do papel da Cáritas não apenas como “aqueles que dão de comer”, mas como aquela que diz à Igreja “dai-lhes vos de comer”. Perante os desafios da atualidade, que são marcado pela atual Pandemia, mas não apenas, o presidente da Conferência Episcopal pediu à Cáritas para que a sua ação seja um desafio à própria Igreja num permanente alerta como forma de fazer pensar, operar e cuidar. “Deve ser evangelizadora da própria Igreja para que sejamos todos capazes de aprender com os mais pobres. Aqueles que cuidam devem evangelizar a Igreja para os dramas que encontram e deem sensibilidade para” referiu.