Cabo Delgado: “O que mais nos preocupa é alimentar as pessoas”
O trabalho da Cáritas em Cabo Delgado
Estar no terreno é uma das características principais da rede Cáritas, em todo o mundo, em Moçambique a Cáritas, como braço humanitário da Igreja Católica, trabalha em muitas áreas e desenvolve projetos na área do desenvolvimento e na resposta a emergências e, por isso, com o trabalho da Cáritas Diocesana de Pemba não resulta apenas da reposta a esta situação de emergência, mas sim do acompanhamento que vem sendo dado às famílias de forma prolongada e continuada. Em Pemba a Cáritas está a atuar em cinco áreas:
Segurança alimentar – aquisição e distribuição de produtos alimentares.
Água e saneamento – distribuição de material de higiene individual e coletiva; distribuição de produtos de tratamento de água; distribuição de redes mosquiteiras para o combate à malária;
Abrigo – distribuição de material para construção de abrigo temporário, (tendas, estacas, bambus e também alguns utensílios domésticos…).
Proteção – divulgação dos direitos dos deslocados; proteção às crianças e acompanhamento psicossocial.
Nutrição – confeção de papas enriquecidas para crianças dos 0 aos 5 anos e apoio às mães das crianças
Como acontece sempre em circunstâncias de emergência o governo local aciona as organizações humanitárias para de forma concertada darem resposta à população. Foi o que aconteceu no último ataque na cidade de Palma, em 24 de março, em que a Cáritas, assim como as outras organizações humanitárias, se uniram para dar resposta depois de mais mais um ataque violento que obrigou ao deslocamento de milhares de pessoas que se deslocaram para quatro distritos: Nangade, Mueda, Montepuez e Pemba
A Cáritas ficou responsável pelo acolhimento de todas as pessoas que chegavam via aérea a Pemba. “Naquela altura o que nós tínhamos para dar era água e bolachas. Atualmente, o que nós estamos a fazer é garantir o fornecimento de pequeno-almoço e o almoço e organizamos este trabalho com as paróquias porque a Cáritas, sendo uma organização da Igreja, trabalha de forma a envolver as paróquias neste acolhimento”, explica Manuel Nota, diretor da Cáritas Diocesana de Pemba.
Apoio da Cáritas Portuguesa
Apoio para a implementação de um projeto a ser desenvolvido em três distritos: nos distritos de Ancuabe, Chiure e Namuno. Este projeto, desenvolvido em parceria com a Cáritas Diocesana de Pemba e com a Cáritas Espanha, tem como objetivo proporcionar apoio alimentar a 970 famílias (4.850 pessoas); assegurar meios de vida, com distribuição de kits de sementes e alfaias agrícolas; aquisição e distribuição de máquinas de costura e instrumentos para carpintaria.
Uma outra componente deste trabalho da Cáritas em Cabo Delgado está relacionada com o apoio psicossocial. “As pessoas precisam de acompanhamento psicossocial e não apenas de bens alimentares e abrigo”.
“O que nos preocupa agora são os recursos financeiros.”
“A Cáritas está a apoiar as pessoas que não têm outra forma de encontrar acolhimento e que estão abrigadas no Centro Desportivo de Pemba e nós temos estado a assistir essas pessoas, mas temos tido algumas dificuldades. Algumas coisas de que precisamos para confecionar os alimentos não temos agora no nosso armazém”, explica Manuel Nota, “não temos algumas das coisas que são necessárias para confecionar a comida, nomeadamente, os temperos, tomate, cebola não temos condições neste momento”.
A Cáritas Diocesana de Pemba não dispõe de fundos próprios e, por isso, conta com o apoio de parceiros para poder responder às necessidades das pessoas a que está a assistir.