III Semana de Formação Cáritas
A III Semana de Formação da Cáritas reuniu um Beja perto de 120 membros da rede nacional Cáritas. Entre 21 a 24 de setembro , no Beja Parque Hotel, dirigentes, colaboradores e voluntários, nacionais e diocesanas, participaram pelo terceiro ano numa ação conjunta de formação que tem como objetivo reforçar a ação de proximidade com base na partilha de boas práticas, mas, também, no reforçar dos fundamentos da identidade e missão da Cáritas. Os trabalhos foram em grande parte acompanhados por D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que desafiou todos os participantes a empenharem-se no esforço de corresponder à expectativas e necessidades para que o trabalho da Cáritas seja feito “com a melhor perfeição e com a melhor qualidade, apontando para o nível mais elevado da nossa resposta”.
Esta Semana de Formação é parte integrante do Plano Estratégico da Cáritas Portuguesa e foi pensada para dar resposta às necessidades que vamos sentido quer ao nível do conhecimento geral sobre a Cáritas, o que somos, qual a nossa identidade e missão, nacional, mas também na dimensão europeia e internacional. Ao mesmo tempo esta pretende, através dos diferentes workshops/conferências, proporcionar uma reflexão conjunta, debate e partilha de boas práticas, a partir de realidades distintas. A rede nacional Cáritas depara-se com problemas e denominadores comuns ao nível das problemáticas e públicos com que diariamente trabalhamos e acolhemos nas diferentes respostas sociais, procurando encontrar respostas para os problemas que afligem os milhares de desempregados e pobres, vítimas de um modelo económico que exclui os mais fragilizados. Com esta formação procurou-se envolver as Cáritas Diocesanas e a sociedade civil em momentos diferentes e com interlocutores variados para encontrar em conjunto, metodologias de trabalho e rentabilização de recursos em prol de uma economia social e solidária, a “economia de Francisco”.
Esta Semana de Formação visa ainda prosseguir o trabalho de capacitação da Rede Cáritas em Portugal, procurando a melhoria contínua do serviço de ação social da Igreja Católica em Portugal, numa missão robustecida por mais de 1500 colaboradores que atuam por todo o país nas Cáritas Diocesanas e que conta com mais de 5000 voluntários.