MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento
O mês de março ficou marcado pelo encerramento do projeto europeu MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento. Um projeto que juntou a Cáritas Portuguesa e mais 11 Cáritas europeias, com coordenação da Cáritas Áustria com o objetivo de contribuir para uma visão positiva das migrações e promover o envolvimento da sociedade europeia nas questões e desafios do desenvolvimento. Durante 3 anos, de 2018 a 2020, este projeto criou oportunidades para o diálogo e encontro promovendo um melhor entendimento sobre as ligações complexas entre as migrações, o desenvolvimento sustentável e as respostas a estas questões com base na humanidade, dignidade e respeito.
Foi uma experiência gratificante e frutífera. Em Portugal destacam-se algumas das atividades entre elas a Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento”, com o objetivo de desafiar o público mais jovem a refletir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral. Esta iniciativa contou com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, e chegou a mais de 30 mil jovens em todo o país.
Também para a o publico mais jovens a Cáritas Portuguesa promoveu algumas iniciativas na área dos audiovisuais e redes socais, através dos “Concursos MIND”.
Outra iniciativa foi a apresentação do estudo “Casa Comum – Migrações e Desenvolvimento em Portugal”. Com esta publicação a Cáritas quis consciencializar os líderes políticos e o público em geral para o impacto positivo das migrações em Portugal e para a relação das migrações com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Ao mesmo tempo que está ciente dos desafios apresentados pelas migrações, a Cáritas deixou com este projeto MIND, um apelo às instituições, aos decisores políticos e à sociedade civil em Portugal e na Europa, para o desbloquear das barreiras que coloquem entraves à capacidade dos migrantes de contribuir para o desenvolvimento humano e social de todos.
No encerramento deste projeto, do qual o balanço é extremamente positivo, fica a apresentação pública do documentário Casa Comum, onde se cruzam diferentes olhares sobre a realidade das migrações em Portugal.