Água, segurança alimentar e caminhos para o Bem Viver
Representantes do Fórum das Cáritas Lusófonas e da Caritas Internationalis promovem seminário virtual com partilha de experiências inspiradoras.
O acesso à água potável e à segurança alimentar estão fortemente interligados, uma vez que a água, para além de fundamental para a vida humana, é essencial para a produção de alimentos. O tema no qual as Nações Unidas se focam este ano, “A água é vida. A água é alimento. Não deixe ninguém para trás”, pretende reforçar a importância do papel da água enquanto fonte de vida e base do nosso alimento. Pretende ainda alertar para a necessidade de uma gestão eficaz da água à medida que no mundo se assiste a um rápido crescimento populacional, urbanização, rápido desenvolvimento económico e crescentes alterações climáticas. Estes fatores têm vindo a sobrecarregar os recursos hídricos do planeta e a ameaçar a disponibilidade deste recurso finito. A sua distribuição a nível global é já de si desigual. Cerca de 1/5 da população mundial está em países em situação de escassez de água.
A partir desse cenário, o grupo de trabalho das Cáritas Lusófonas realiza um webinar com o tema: “Água e Segurança Alimentar: Caminho para o bem viver”. Este seminário marca o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro) e faz exposição de reflexões, experiências e vivências inspiradoras que tentam contribuir com o debate deste tema.
O seminário inicia às 15h, no horário de Portugal e terá a seguinte programação:
- Momento de oração
- Momento de introdução
- Representante da Caritas Internationalis: Enquadramento global da temática- Amparo Alonso
- Apresentações individuais das Cáritas Lusófonas: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.
- Síntese e abertura de debate
- Espaço para questões
Para participar, não é necessário inscrição. Basta aceder através da plataforma Zoom através do link: https://bit.ly/Agua_Seguranca-Alimentar_Caritas
Grupo de trabalho: O GT das Cáritas Lusófonas nasceu depois de um encontro entre os representantes lusófonos da Rede Cáritas, organizados num Fórum, entre 18 e 24 de outubro de 2022, em Luanda, Angola. Este grupo dá prioridade a temáticas como segurança alimentar, alterações climáticas e ecologia integral, mobilidade humana e capacitação institucional.
Fórum Lusófono: O Fórum das Cáritas Lusófonas reconhece a importância da segurança alimentar e a sua relação com as alterações climáticas, incluindo nos países de língua portuguesa, atendendo aos seus compromissos de promover uma leitura da realidade dos países lusófonos, fomentar uma planificação estratégica em linhas comuns, promover programas e projetos de segurança alimentar e realizar ações de mitigação do impacto das alterações climáticas. O Fórum das Cáritas Lusófonas é constituído pelas Cáritas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e conta já com 23 anos de existência, tendo surgido no ano de 2000 procurando concretizar a dimensão de parcerias presente nos objetivos do Milénio. As Cáritas que compõem este fórum, apesar de geograficamente dispersas pelo globo, estão unidas por laços históricos, culturais, linguísticos e religiosos, e são animadas pelo mesmo espírito: o da cooperação fraterna.