Dar Luz aos Invisíveis
O mais recente episódio do podcast Amor que Transforma foi conhecer uma das muitas pessoas “invisíveis” que encontra na Cáritas a sua voz, vez e lugar. Maria Luisa é utente na Cáritas Diocesana de Setúbal e encontrou neste espaço uma nova família, mas principalmente conseguiu espaço para se encontrar consigo própria.
Este trabalho faz parte de uma aposta da Cáritas Diocesana de Setúbal, que percebeu que através das artes se abriam oportunidades o dialogo e para iniciar processos de cura e de reconciliação. Clara Vilhena, diretora de serviços da Cáritas de Setúbal que acompanha este trabalho, explica que através da música, da fotografia, poesia e em outros ateliês de expressão artística se encontram formas de expressar e de partilhar o sofrimento e a partir deste momento estão criadas condições para identificar formas de abordar o futuro e de identificar necessidade especificas de cada pessoa. “Muitos conseguem desbloquear medos e começam a acreditar em si e a avançar para uma reintegração que pode passar pelo mercado de trabalho, por exemplo”.
“Dar Luz aos Invisíveis” foi este ano o tema que a rede Cáritas escolheu para a campanha nacional “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela, pelo valor de 2€, nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes e na cadeia de supermercados Pingo Doce, que se mantém como parceiro da Cáritas Portuguesa. Há ainda possibilidade de compra online no site www.caritas.pt/estrelas