Jornadas Europeias do Património 2024
O Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR) associa-se às Jornadas Europeias do Património 2024, que terão lugar de 20 a 22 de setembro. No dia 22 de setembro, entre as 16h00 e as 17h00, decorrerá a visita ao Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa.
Recorde-se que desde 2019 que o UCP-CEHR se encontra a trabalhar o Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa, na sequência de um acordo de colaboração com a Direção da Cáritas Portuguesa. O objetivo principal consiste na preservação e na difusão da memória de uma organização que podemos classificar como global e que, ao longo de décadas, privilegia a atenção aos problemas sociais em Portugal. A relevância da memória, as organizações globais, os problemas sociais e o trabalho arquivístico do CEHR com a Cáritas Portuguesa constituem a estrutura deste breve texto.
São recorrentes as situações em que nos deparamos com a memória de acontecimentos ou de pessoas, no geral marcantes. Refiro-me à memória de experiências pessoais e coletivas, favoráveis ou traumáticas. Recentemente, foi celebrado o dia em que o período de democracia em Portugal superou o de ditadura. No início da invasão da Ucrânia pela Rússia, os acontecimentos que antecederam a II Guerra Mundial foram várias vezes recordados.
Os museus e os arquivos visam contribuir para os cálculos e as decisões que os sujeitos individuais e coletivos adotam. Esses espaços privilegiados da memória nas sociedades são complementados por outros, mais comuns, como os nomes das ruas ou dos equipamentos coletivos.