Todos podemos ser a Estrela de alguém
Cáritas convida os portugueses a acenderem uma estrela pela paz para assinalar Dia Mundial dos Pobres
No espírito do Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica celebra este ano a 17 de novembro, a rede nacional Cáritas relança a campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. O evento de lançamento acontece no dia 17 de novembro em parceria com a Cáritas Diocesana de Santarém, a partir das 16h no Convento de S. Francisco. Inspirando-se na mensagem para este dia do Papa Francisco, que destaca o tema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Sir 21,5), a Cáritas lembra a importância de gestos concretos de solidariedade em resposta ao desafio de Francisco que exorta todos os cristãos a verem este dia como uma “oportunidade pastoral” para ajudar e dar atenção aos mais necessitados, traduzindo a oração em ações de proximidade e apoio. “Deus está atento a cada um de vós e está perto de vós,” afirma o Papa, encorajando os pobres a manterem a fé e reforçando que os seus sofrimentos não passam despercebidos.
A iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que nasceu em França em 1984, visa sensibilizar para os valores da paz e de solidariedade, especialmente na época natalícia, e fortalecer as ações de apoio social em Portugal e nos países lusófonos.
A Cáritas convida todos os portugueses a participarem nesta iniciativa que é universal, através da compra de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, disponível por apenas 2 euros. Dos valores arrecadados, 65% destinam-se a financiar ações de impacto social em Portugal, enquanto os restantes 35% suportam o Fundo Lusófono Laudato Si, que financia projetos de Ecologia Integral nos países de língua oficial portuguesa.
As velas estão disponíveis do site da Cáritas Portuguesa, nas 20 Cáritas Diocesanas, paróquias, lojas Pingo Doce e Farmácias aderentes. Empresas de norte a sul do país também se associaram, promovendo esta campanha entre colaboradores e clientes.
“Que cada estrela acesa seja um símbolo de paz e compromisso com a dignidade humana,” é o desejo de Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa. “Neste Natal e no Dia Mundial dos Pobres, convidamos todos a ouvir o clamor dos pobres e a responder com gestos de solidariedade e caridade.”