Encontro das Cáritas/Grupos Paroquiais 2024
No passado dia 18 de maio, realizou-se em Fátima, o Encontro Nacional de Cáritas/Grupos Paroquiais, que contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas de norte a sul do país, incluindo a região autónoma da Madeira, representantes de 74 grupos paroquiais e de 12 Cáritas Diocesanas. Com o lema “Uma rede de apoio mútuo aos mais frágeis”, o evento teve como objetivo refletir sobre a identidade e missão dos grupos de ação social paroquial e promover a partilha de experiências e boas práticas, destacando a importância das comunidades locais no apoio aos mais vulneráveis.
Durante o encontro, foram abordados temas cruciais, como a identidade e missão dos grupos de ação social paroquial, o voluntariado e juventude na ação caritativa da Igreja, a articulação em rede a nível paroquial, local e nacional, e experiências de intervenção social nas paróquias. Foram também promovidos trabalhos de grupo, em que os participantes foram desafiados a partilhar as suas experiências, as suas ideias e a refletir sobre a importância do trabalho voluntário e da colaboração em rede para enfrentar os novos desafios e problemáticas que surgem na sociedade atual, como habitação, solidão, problemas de saúde e migrações.
A Presidente da Cáritas Portuguesa destacou a importância da proximidade e do trabalho dos voluntários nas comunidades locais, destacando que são eles que tornam possível prestar assistência a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi enfatizada a necessidade de atenção aos novos problemas e desafios que surgem na sociedade.
O trabalho dos voluntários e dos grupos paroquiais é essencial para a concretização da missão da Cáritas e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. O encontro foi também uma oportunidade para fortalecer os laços de solidariedade e colaboração, inspirando os participantes a continuarem a trabalhar em prol dos mais necessitados e se sentirem parte de uma rede global e compreenderem o impacto do seu trabalho a nível local.
O evento também evidenciou a importância do cuidar da casa comum, promovendo iniciativas sustentáveis.
No final do dia, foi realizada uma Eucaristia de envio na Capela da Ressurreição, onde os participantes receberam um saco de sementes como símbolo do seu compromisso com a missão da Cáritas. O evento terminou com a certeza de que, juntos, é possível encontrar respostas para os desafios da atualidade e ir ao encontro do apelo do Papa Francisco para sermos uma única humanidade, caminhando juntos como irmãos: “Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos.” (Carta Enciclica Fratelli Tutti, 2020, nº8)
Em tempos de desafios e incertezas, eventos como o Encontro Nacional de Cáritas/Grupos Paroquiais são fundamentais para unir esforços, partilhar boas práticas e encontrar soluções comuns. A mensagem de união e solidariedade transmitida durante o evento reflete o compromisso da Igreja em ser uma rede de apoio mútuo e em estar ao lado dos mais frágeis.