Apresentação do Livro “Lares de Esperança”, na Festa do Livro nos Jardins do Palácio de Belém
A Cáritas irá organizar uma sessão de apresentação do livro “Lares de Esperança – Crianças Cáritas na Diocese de Lamego (1947-1950)”, da autoria de Isabel Costa, Isilda Afonso e Fátima Gouveia, no dia 6 de setembro, de 2025, a partir das 16h00, na Festa do Livro, nos Jardins do Palácio de Belém.
A história deste livro baseia-se nas consequências catastróficas da II Guerra Mundial, nomeadamente o abandono de muitas crianças austríacas, das suas casas e famílias, para procurarem refúgio em Portugal. É uma história que fala sobre o verdadeiro espírito humanitário, de acolhimento e de proteção, como o que está explícito na asserção da Cáritas Diocesana de Lamego. Esta obra celebra a força da empatia e a
importância de responder a crises globais com ações locais repletas de significado.
A sessão de apresentação contará, para além das três autoras do Livro, com o testemunho da Dra. Sofia Miranda, com o Pró-Vigário Geral da Diocese de Lamego e o Padre João Carlos Morgado, numa Reflexão sobre a Obra e Função Humanitária da Cáritas, e ainda com a Dra. Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, que fará o Encerramento da sessão.
Com esta iniciativa, pretende-se que as pessoas saibam mais sobre este capítulo da história do trabalho da Cáritas, conheçam histórias emocionantes de acolhimento e ajudem a manter viva esta memória de esperança e humanidade. É também um momento para fortalecer os laços de solidariedade e compreensão entre diferentes culturas e gerações.