Semana de Formação Cáritas
A Cáritas Portuguesa organiza a VII Semana de Formação Cáritas, iniciativa que reúne toda a rede Cáritas — nacional, diocesana e paroquial — com o objetivo de reforçar conhecimento, fortalecer a ação social e promover boas práticas que impulsionem a missão transformadora da nossa rede nacional.
A formação decorrerá presencialmente, com inscrições disponíveis até 31 de agosto . O programa inclui uma diversidade de workshops e palestras paralelas, permitindo que cada participante escolha as sessões conforme os seus interesses e funções dentro da rede.
Conteúdos e temáticas
Destinada a colaboradores, voluntários e dirigentes dos diferentes níveis da rede Cáritas (diocesana e paroquial), esta semana pretende reforçar competências individuais e coletivas para uma atuação mais eficaz e solidária. Durante a semana, serão abordados temas centrais para a vida institucional e o impacto social da Cáritas, como:
-
Identidade e Missão da Cáritas*
-
Gestão Financeira eficaz
-
Intervenção em Contextos de Violência Doméstica
-
Cuidar de quem acolhe
-
Estratégias de Comunicação
-
Gestão de Recursos Humanos: bem‑estar e manutenção de talento
Além disso, haverá momentos dedicados à partilha de experiências e um encontro específico com coordenadores diocesanos e dirigentes da rede Cáritas
A Semana de Formação insere-se no plano estratégico da Cáritas Portuguesa, centrando-se na capacitação para melhorar a gestão, inovação e o impacto das comunidades envolvidas numa luta diária contra a pobreza e a exclusão social. Ao participar, os agentes da Cáritas têm a oportunidade de:
-
consolidar a capacidade de sermos mobilizadores e transformadores da sociedade;
-
refletir sobre a missão e ação conjunta da rede;
-
trocar experiências e práticas com outras Cáritas por todo o país.
✅ Inscrições:
- Formulário: Aqui
-
Prazo limite: 31 de agosto
-
Formato: Presencial — com seleção livre dos workshops por parte dos participantes.
A VII Semana de Formação Cáritas pretende ser um espaço vivo de aprendizagem, comunhão e renovação institucional, onde todos os participantes são chamados a fortalecer uma rede unida pela missão e pelo amor que transforma. Uma nova oportunidade para crescer — profissional e espiritualmente — e preparar melhor a ação social que define a Cáritas Portuguesa.