Transformar Dívida em Esperança
A campanha Turn Debt into Hope (Transformar Dívida em Esperança) é uma iniciativa da Caritas Internationalis que vem dar continuidade ao apelo do Papa Francisco para que o ano Ano Jubilar na Igreja Católica seja também marcado por uma abordagem às dívidas dos países “que não têm condições de pagar o que devem”. Este apelo global defende justiça na dívida e reformas financeiras transformadoras para trazer nova esperança às comunidades sobrecarregadas por dívidas insustentáveis.
Atualmente, mais de 50 países enfrentam uma crise da dívida, com muitos governos obrigados a gastar mais em pagamentos a credores privados do que em escolas, hospitais ou na proteção das suas comunidades contra os impactos crescentes da emergência climática.
Com cortes na ajuda e aumento das tarifas, que aprofundam a pobreza e a desigualdade em países já sobrecarregados por dívidas insustentáveis, a necessidade de alívio da dívida nunca foi tão crítica.
Enraizada no espírito do Jubileu 2025, esta campanha defende a justiça da dívida, a equidade e a solidariedade, convidando as organizações-membro da Cáritas, equipas nacionais e grupos locais, bem como organizações parceiras, a unirem-se às pessoas nos países mais endividados do mundo, que carregam o peso de níveis insustentáveis de dívida pública.
Uma das atividades centrais desta campanha é o apelo à assinatura de uma petição global como mobilização em massa, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de mudança sistémica, apelando aos governos e decisores para implementarem medidas de alívio da dívida que estejam alinhadas com os valores de equidade e compaixão centrais à Doutrina Social da Igreja.
Em Portugal, esta campanha foi adaptada pela Cáritas Portuguesa, FEC e IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, no âmbito do projeto Coerência: o Eixo do Desenvolvimento.