Mercado convencional inaugurado no reassentamento de Mandruzi no âmbito do Projeto Assegurar
No passado dia 24 de julho foi inaugurado o novo mercado convencional no bairro de reassentamento de Mandruzi, no Município do Dondo, Provínvia de Sofala, em Moçambique. A inauguração contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal do Dondo, Manuel Chaparica, que reconheceu o impacto do projeto, junto da comunidade local.
Esta construção insere-se no âmbito do projeto “Assegurar: meios de vida para as famílias do reassentamento de Mandruzi”, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e implementado pela Caritas Diocesana da Beira em parceria com a Oikos.
Com este novo espaço, 10 famílias beneficiárias poderão vender, de forma permanente, os produtos hortícolas que cultivam com base nas técnicas agrícolas sustentáveis aprendidas ao longo do projeto. Estas famílias participaram também numa formação sobre noções de empreendedorismo ministrada pela Oikos, entre os dias 29 e 31 de julho, como forma de garantir a viabilidade económica das suas atividades comerciais.
No âmbito da cerimónia, a Cáritas Diocesana da Beira foi distinguida com um Diploma de Honra entregue pelo Conselho Municipal do Dondo, em reconhecimento pelo seu envolvimento e contributo para o desenvolvimento da comunidade local.
O Projeto Assegurar, iniciado em outubro de 2023 e com conclusão prevista para setembro de 2025, tem como principal objetivo melhorar a segurança alimentar, nutricional e as condições de saneamento da população do reassentamento de Mandruzi. Esta é uma comunidade criada em 2019 pelo Governo de Moçambique para acolher as famílias desalojadas na sequência do ciclone Idai, que devastou a região centro do país. Mandruzi tornou-se, desde então, a residência permanente de centenas de famílias afetadas, que continuam a enfrentar desafios significativos no seu processo de reconstrução e adaptação.