Assembleia Geral da Caritas Internationalis
Assembleia Geral da Caritas Internationalis reúne a partir de amanhã, em Roma, numa das mais participadas dos últimas anos.
Uma família humana, uma casa comum
A partir de amanhã, 23 de maio e até ao dia 28 de maio, a Cáritas Portuguesa estará representada em Roma, na Assembleia Geral da Caritas Internationalis. Trata-se do mais alto órgão de governo interno da Cáritas, formado por delegados enviados por todas as 164 organizações nacionais membros da confederação Caritas. A Assembleia Geral – que se realiza a cada quatro anos – é o mais alto nível de coordenação da rede internacional Cáritas. Cada organização membro, viajando de cada uma das sete regiões da confederação, é convidada a enviar delegados, dois dos quais podem votar para decidir sobre políticas e eleição de representantes, incluindo o novo secretário geral da Caritas Internationalis. Em representação da Cáritas Portuguesa estão o presidente, Eugénio Fonseca e o secretário-geral, João Pereira. Integrada na delegação portuguesa está também a presidente da Cáritas Diocesana dos Açores, Anabela Borba.
Do programa de trabalhos que os delegados têm definido para os próximos dias destaca-se o grande tema “A Cáritas no mundo e na Igreja” bem como aspetos estatutários e a eleição do novo secretário-geral da Caritas Internationalis. De uma forma geral será feita a avaliação do trabalho que a rede realizou nos últimos quatro anos e também discutir e aprovar um novo Plano Estratégico para a ação da Cáritas nos próximos quatro anos.
Este ano o tema da Assembleia Geral da Cáritas – Uma Família Humana, Uma Casa Comum. Este tema reflete a missão da Cáritas e a sua comunhão com o apelo do Papa Francisco de que devemos ouvir “o grito dos Pobres e o grito da Terra”. Devemos preocupar-nos uns com os outros e com o nosso planeta.
De acordo com esse espírito, a Assembleia Geral da Cáritas será um evento “verde”, com o uso de papel reduzido ao mínimo absoluto e pelo menos metade de todos os alimentos vegetarianos. Os documentos estarão disponíveis eletronicamente e hospedados no site interno da Caritas.
A Cáritas acredita que a mudança é possível, uma mudança que tornará o mundo um lugar mais justo a partir do momento em que cuida de toda a criação. Abraçamos o apelo do Papa Francisco para novos sistemas para substituir os que até agora não resultaram, que causaram desigualdade, conflitos violentos, uma cultura de desperdício, migração forçada e mudanças devastadoras em nosso clima.
Na encíclica Laudato Si, Francisco disse: “Estas situações fizeram a irmã Terra, juntamente com todos os abandonados do mundo, clamar, suplicando que tomássemos outro rumo”.
Também na sua recente visita a Portugal, o Cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis, deixou o apelo para que todos, nas suas ações e decisões, tomassem em consideração a mensagem do papa Francisco neste documento, Laudato Si’, que é já uma ferramenta de trabalho em vários quadrante de todo o mundo.
Partilhar a Viagem
Integrado nesta Assembleia Geral está a ultima ação global da campanha Partilhar a Viagem.
“O futuro é feito de nós, vamos compartilhar a jornada”. Este é o título de uma colagem iterativa de fotos de migrantes e refugiados do passado e do presente, líderes e pessoas associadas à migração. Após a conferência de imprensa, que irá abrir os trabalhos da Assembleia Geral, o próprio o cardeal Tagle vai colar uma foto do seu avô – uma criança migrante da China para as Filipinas – na obra de arte. Durante a Assembleia Geral, os representantes da Cáritas e migrantes vão colocar outras fotos para preencher o painel.
A obra de arte de três metros de altura foi criada para a campanha global Partilhar a Viagem, em nome dos migrantes e refugiados pelo artista romano Stefano Maria Girardi. Quer chamar a atenção e provar a reflexão sobre as formas como, nas diferença de cada uma, partilhamos uma humanidade comum.