Laudato Si’: Alegria, Reflexão e Compromisso
“Crise ambiental, crise social: que caminhos?”
No passado dia 12 de abril de 2025, o Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, acolheu o III Encontro Arciprestal sob o tema “Crise ambiental, crise social: que caminhos?”, uma iniciativa promovida pela Cáritas Diocesana de Beja, em colaboração com a Paróquia do SS. Salvador de Beja, a sua recém criada Cáritas Jovem e com o apoio da Cáritas Portuguesa.
Este encontro reuniu diversas entidades, líderes e membros da comunidade local para um dia de reflexão, partilha e ação, tendo como base a mensagem da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que apela a uma ecologia integral e ao compromisso com os mais pobres e com a criação.
O programa iniciou-se com o acolhimento por parte do Arcipreste de Beja e do Presidente da Cáritas Diocesana de Beja, seguido da apresentação do Movimento Laudato Si’ e do trabalho desenvolvido localmente pelos animadores, sublinhando a importância de implementar a encíclica de forma concreta no território.
Um dos momentos altos foi a intervenção da Professora Luísa Schmidt, socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e coordenadora do projeto OBSERVA, que abordou a atualidade e relevância da encíclica e o papel crucial da Igreja na resposta à crise climática e social. A Professora destacou ainda que a Laudato Si’ é leitura recomendada no seu mestrado em Sociologia Ecológica e Ambiental, sublinhando a sua importância também no meio académico.
O encontro contou com a presença do Bispo de Beja, D. Fernando de Pina, que reforçou a missão da Igreja em ser presença ativa e transformadora na sociedade, especialmente junto dos mais vulneráveis.
A manhã incluiu ainda um momento artístico e espiritual com a apresentação do Cântico das Criaturas pelo FISFA.
Da parte da tarde Jorge Matias, colaborador da Cáritas Portuguesa e animador do Movimento Laudato Si’, orientou os grupos de trabalho na reflexão sobre a “A crise ambiental e social: missão da Igreja hoje”, procurando promover partilhas inspiradoras e ideias concretas.
Este III Encontro Arciprestal foi um verdadeiro sinal de comunhão e corresponsabilidade, revelando o potencial transformador da ação em rede entre paróquias, jovens, movimentos e instituições da Igreja. A forte participação juvenil e o espírito de colaboração entre gerações demonstraram que há um caminho de esperança a construir, com base na fé, na escuta ativa e no compromisso com o bem comum.