Entrega do Prémio “José Guardado Moreira 2024” na Conferência “A Aliança do Pensar e do Fazer”
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi palco, no dia 30 de outubro, da conferência “A Aliança do Pensar e do Fazer”, promovida pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), pela Escola Superior de Educação do IP de castelo Branco, pela Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco e pela Cáritas Portuguesa.
O evento ficou marcado pela apresentação do livro “Sexualidade oculta? A construção de um programa de intervenção em jovens/adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)”, da autoria de Catarina Coixão, e pela entrega do Prémio “José Guardado Moreira 2024” à mesma autora.
A obra resulta de um estudo que procurou desenvolver um programa de educação sexual adaptado a jovens e adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, promovendo a melhoria das relações interpessoais, da autoestima e da inclusão na comunidade. O projeto contou com a participação de sete jovens e adultos com DID, com idade média de 31 anos, provenientes de um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) localizado numa zona rural do distrito da Guarda.
A sessão de abertura contou com a presença de várias personalidades, entre elas, António Fernandes, Presidente do IPCB, Paulo Silveira, Diretor da Escola Superior de Educação, Nuno Brito, Presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco e Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa.
No decorrer desta conferência, as três entidades promotoras formalizaram um protocolo de cooperação no âmbito do projeto “A Aliança do Pensar e do Fazer”, que visa reforçar a ligação entre o conhecimento académico e a ação social no terreno.
O momento mais simbólico da tarde foi a entrega do Prémio “José Guardado Moreira 2024” a Catarina Coixão, reconhecendo o valor do seu trabalho de investigação e a importância social do seu contributo para a promoção da inclusão e da educação afetivo-sexual de pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.
Ainda no âmbito do Prémio “José Guardado Moreira 2024”, foram entregues mais três Menções Honrosas a três alunas e respetivos coorientadores.
A sessão encerrou com a Conferência “Educação Inclusiva e Cultura de Paz, proferida pela Professora Dra. Luzia Lima-Rodrigues, docente da Universidade Lusófona.
Créditos fotografia: Rui Salgueiro-IP de Castelo Branco.