Cheias em Moçambique são as mais graves dos últimos 20 anos
De Moçambique continuam a chegar imagens do impacto das cheias, em consequência das chuvas intensas e prolongadas que se iniciaram em meados de dezembro.
A Cáritas Portuguesa já expressou a sua solidariedade à Cáritas Moçambicana, com quem tem mantido contacto e está disponível para colaborar no apoio à população. Santos Gotine, Secretário-Geral da Cáritas Moçambicana, deixa uma mensagem sobre a atual situação que se vive: “agradecemos o sentimento de solidariedade com o povo moçambicano. Esta situação ultrapassa as grandes cheias do ano 2000. O facto destas cheias serem recorrentes faz com que a população já esteja de alguma forma preparada e daí o registo de mortes não ser tão elevado como naquela altura. No entanto, o impacto e a destruição são muito maiores. Há dificuldade de transporte e de aceder a determinadas localidades, por isso, há ainda populações que estão isoladas e onde o auxílio não chega.”
De acordo com os dados das autoridades, estas cheias estão a afetar mais de 600.000 pessoas, em 6 províncias do centro e sul do país. É uma situação que apresenta riscos elevados, nomeadamente nas infraestruturas de saúde e de educação, para além de potenciar a disseminação de doenças.
Atualmente, a Igreja em Moçambique, através da Cáritas, está mobilizada e encontram-se em articulação com as estruturas de resposta a emergência. As equipas estão a responder dentro da sua capacidade, nomeadamente através da distribuição de água potável, alimentos, bens essenciais (como kits de higiene e roupa), acolhimento em abrigos temporários e acompanhamento de pessoas evacuadas. Neste momento, mais de 500 famílias estão a ser abrangidas pelo apoio da Cáritas, sendo que este um número que tenderá a aumentar.
De referir o apelo deixado pelos Bispos de Moçambique para que todos os cristãos e organismos da Igreja, em articulação com a Cáritas “intensifiquem a oração, a partilha de bens e as iniciativas de apoio fraterno.”
A Cárita Portuguesa, há já vários anos que mantem uma relação de proximidade quer na resposta a situações de emergência quer no acompanhamento à recuperação das comunidades. Tem atualmente projetos em curso de mitigação do impacto das alterações climáticas e de emergência humanitária.
Todos aqueles que queiram colaborar e apoiar na resposta às famílias mais vulneráveis afetadas pelas cheias podem fazê-lo através dos seguintes meio:
- Pode doar AQUI
- Referência multibanco: Entidade: 22 222 Referência: 222 222 222
- IBAN: PT 50 0033 0000 01090040150 12 (Conta Millennium BCP)
Os donativos angariados serão aplicados pelo mecanismo de atuação para emergências da rede Cáritas. O Apelo de Emergência de Moçambique, de curto prazo, em preparação estima apoiar 500 famílias, em 5 dioceses, tendo por base um orçamento de 250.000€.