Mala da Partilha
A bagagem é um “obrigatório” de quem viaja. Uma mala onde se coloca a roupa, os assessórios, os produtos de higiene. Mas mesmo para quem não pode programar e desenhar uma viagem onde haja a possibilidade de levar uma mala, há uma bagagem que se leva sempre. São recordações do lugar onde se vivia, são cheiros e sabores que se trazem na memória, são sons e imagens que se guardam com carinho e que se carregam e que estão presentes no momento de chegar a um novo país, no momento de criar um novo lar, no momento de estabelecer novas relações.
Evocando tudo isto, a Cáritas, no âmbito da campanha “Partilhar a Viagem” está a dinamizar uma nova iniciativa a que se deu o nome “Mala da Partilha”. Uma mala que já iniciou a sua viagem e que estará a percorrer as diferentes dioceses aderentes recolhendo cartas escritas com as histórias de vida de quem tem uma viagem migratória para partilhar. Uma iniciativa conjunta entre Cáritas diocesanas e Secretariados diocesanos, com o apoio da Cáritas Portuguesa e da Obra Católica Portuguesa para as Migrações
O objetivo é simples: promover o diálogo e a cultura do encontro! A Mala da Partilha, pretende criar e promover oportunidades para que as comunidades se abram àqueles que vieram de outros lugares do mundo, ou, até mesmo, de outros lugares do país e que trazem consigo histórias de viagem que explicam a razão pela qual saíram de sua casa, quais as dificuldades que encontraram, quais as dificuldades que tiveram de superar e, também, porque ouvir e partilhar implicar mudança, conhecer quais os desafios que deixam às comunidades que os acolheram.
Desta forma, a Cáritas espera contribuir para um melhor entendimento e uma abordagem positiva e humana sobre a viagem migratória e os seus desafios.
A Cáritas Diocesana de Setúbal foi a primeira a receber a Mala da Partilha que a entregou, no dia 8 de dezembro, à Cáritas Diocesana de Lisboa. Encontraram-se na Eucaristia celebrada na Igreja de Nª Srª da Conceição para fazerem a passagem da mala entre si.
A Mala da Partilha seguirá depois a sua viagem, em dinâmica semelhante. Vai depois viajar pelas seguintes Dioceses: Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Beja e Funchal.
Acompanhe aqui e nas nossas redes sociais o percurso desta Mala da Partilha!