Rede Cáritas assume compromisso com a juventude!
42 organizações da rede europeia Cáritas reuniram-se em Tbilisi, na Geórgica, para a sua Conferência Regional. Melhorar a forma com os jovens se envolvem na ação da Cáritas, na Igreja Católica e na sociedade. Este foi o tema central desta Conferência anual que teve também como objetivo a eleição dos seus corpos sociais.
Ouvindo o testemunho de vários jovens europeus, entre eles dois jovens voluntários na Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, a Conferência Regional reconheceu o seu importante papel na construção de uma Europa de solidariedade e paz, seguindo as palavras do próprio Papa Francisco que lembra sempre que os jovens têm de se olhados como o presente e não apenas como o futuro: “Os jovens têm um papel crítico. Eles não são o futuro dos nossos povos; eles são o presente. Já hoje, com seus sonhos e suas vidas, eles estão a construir o espírito da Europa”.
A Conferência Regional comprometeu-se em promover o envolvimento dos jovens e em criar uma estratégia para a qual irá, mesmo, alocar recursos específicos. Isto exigirá uma participação ampla e ativa, especialmente da juventude.
“O compromisso da Cáritas Europa de apoiar o envolvimento dos jovens é uma decisão importante. Isto nos motiva a continuar a fortalecer o papel da chamada “Cáritas Jovem” para uma Europa mais justa”, afirmou Andreas Lustenberger, coordenador da Young Caritas Switzerland.
Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, que acompanhou os trabalhos da Conferência Regional sublinha a importância de se olhar para as potencialidades dos jovens “não apenas para procurar que eles sejam mandatários das ações de solidariedade que a Cáritas promove, mas para os integrar nas iniciativas logo desde a sua conceção, aproveitando as suas ideias criativas e envolvendo-os por inteiro como protagonistas”.
“Sem os jovens o futuro não se concretizará. Por isso, saiu daqui uma vontade determinada de procurar em sintonia com os movimentos juvenis já existentes na Igreja, trazer para a vida da Cáritas, a partir das comunidades cristãs, a nível diocesano e depois nas estruturas mais amplas a nível europeu, a proposta de intercâmbio entre jovens europeus, para que na troca de experiências se possa levar essa criatividade mais longe”.