Incêndios: Cáritas solidária com o sofrimento vivido na Grécia
A Cáritas Portuguesa, dentro do espírito da sua missão de resposta e a assistência em situações de calamidade e emergência, manifesta a sua solidariedade para com a população da Grécia e está disponível para apoiar a Cáritas da Grécia de forma a minimizar o sofrimento das famílias afetadas.
Nas últimas 24 horas, um total de 47 incêndios deflagraram em todo o país. Os dois incêndios florestais principais estão localizados em Kinetta (a 50 km a oeste de Atenas) e em Mati – Rafina – Penteli (a 35 km a leste de Atenas), o fogo atingiu o mar, incendiou casas, carros e propriedades. Ao inicio da tarde de hoje, começou um novo incêndio em Kinetta, inicialmente em área de floresta, mas que depressa se expandiu para áreas residenciais que foram evacuadas.
Até à manhã do dia de hoje, 24 de julho, 50 pessoas foram encontradas mortas (número oficial), mas muitas mais estão desaparecidas. Existem até este momento 156 feridos que foram transferidos para hospitais. A estimativa é que o número de vítimas ultrapasse as 100 pessoas. Muitas pessoas morreram afogadas no mar tentando escapar do fogo e algumas ficaram apenas presas nas suas casas ou enquanto fugiam. No litoral, pescadores e voluntários conseguiram resgatar mais de 700 pessoas que ficaram presas nas praias.
Com esta manifestação de solidariedade, que se estende também à Cáritas da Suécia, a viver o mesmo drama, reforçarmos também a nossa preocupação e disponibilidade para aprofundar o debate, juntamente com a nossa rede nacional e internacional, sobre a defesa do ambiente, cooperando em ações que conduzam ao respeito pela Natureza e sua defesa, a nível pessoal, familiar e social.