MIND – MIGRAÇÕES. INTERLIGAÇÃO. DESENVOLVIMENTO
12 ORGANIZAÇÕES, UMA VISÃO COMUM
O projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento visa contribuir para uma visão positiva e promover o envolvimento da sociedade Europeia nas questões e desafios do desenvolvimento. Com a duração de 3 anos (2018-2020), queremos com este projeto promover oportunidades para o diálogo e encontro entre as pessoas para que tenham um melhor entendimento sobre as ligações complexas entre as migrações, o desenvolvimento sustentável e as respostas a estas questões com base na humanidade, dignidade e respeito.
Até 2020 queremos alcançar:
1) Melhor entendimento do público em geral sobre a relação entre desenvolvimento sustentável universal e migrações, o papel das migrações na UE e nos países em desenvolvimento, e a contribuição da UE através da cooperação para o desenvolvimento (nos e entre os 11 Estados Membros da UE parte do projeto).
2) Entidades governamentais, organizações da sociedade civil, individuais e outros (potenciais) atores do desenvolvimento cada vez mais comprometidos em abordar as causas na origem das migrações forçadas e no investimento em migrantes e refugiados enquanto actores de desenvolvimento (em e entre os 11 Estados Membros).
PARCEIROS: Caritas Internationalis Caritas Europa Caritas Alemanha Caritas Áustria Caritas Bélgica Caritas Bulgária
Caritas Eslováquia Caritas Eslovénia Caritas Holanda Caritas Itália Caritas República-Checa Caritas Suécia
Estudo “Casa Comum”
Inicio do trabalho de preparação do estudo “Casa Comum” e ações de advocacy/briefings junto de decisores políticos
(atividade a decorrer)
Evento de lançamento: “vem e partilha o teu pão”
Gare Marítima Conde Rocha D’Óbidos, Lisboa
MALA DA PARTILHA
O objetivo desta iniciativa é promover e fortalecer as relações de proximidade entre as diversas instituições e as comunidades de migrantes. A Mala da Partilha é o multiplicador da promoção da cultura do encontro, em que migrantes e refugiados são desafiados a partilhar as suas histórias de vida. O objetivo desta iniciativa é promover e fortalecer as relações de proximidade entre as diversas instituições e as comunidades de migrantes.
“Migrações e Desenvolvimento”
Exposição Itinerante, com o objetivo de desafiar o público mais jovem a refletir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral. Esta iniciativa conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, e poderá ser utilizada por todas as entidades que pretendam trabalhar e promover este tema junto dos mais jovens.
Atividades a decorrer em 2019 e 2020
Concursos para jovens, jornalistas e estudantes universitários
Exposição itinerante
Mesas redondas / Conferências de imprensa / Entrevistas e publicação de artigos com especialistas
Realização de workshops de capacitação para associações de migrantes/refugiados/diaspora
Alianças multi-parceiros
No âmbito do projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento a Cáritas Portuguesa associou-se à campanha internacional ‘What is HOME?’.
‘What is HOME?’ pretende criar um entendimento mais amplo das razões pelas quais as pessoas migram e mudam de um lugar para outro, bem como a forma como o desenvolvimento sustentável se enquadra neste contexto.
Todas as histórias sobre migração vão ser divulgadas nas redes sociais onde se desafia cada pessoa a partilhar o seu significado de “casa”, com uma fotografia nas redes sociais com a utilização do hastag #whatishome e a identificar os seus amigos para que se juntem à campanha internacional.
No âmbito do projeto MIND (Migrações. Interligação. Desenvolvimento), a Cáritas Portuguesa apresenta a Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento”, com o objetivo de desafiar o público mais jovem a refletir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral.
Esta iniciativa conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, da Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, e poderá ser utilizada por todas as entidades que pretendam trabalhar e promover este tema junto dos mais jovens.
Objetivos da exposição:
Partindo dos três pilares em que o projeto está assente e que sustentam a interligação entre Migrações e Desenvolvimento, iremos refletir sobre:
- Causas na origem das migrações forçadas;
- Sociedades de acolhimento;
- Contribuição dos migrantes/refugiados enquanto atores para o desenvolvimento dos países de origem, trânsito e destino.
Queremos com esta Exposição Itinerante:
- Sensibilizar e informar sobre as dinâmicas migratórias;
- Incentivar a um papel mais ativo na construção de narrativas, atitudes e opinião pública mais informada, positivas e solidárias em relação a migrantes e refugiados;
- Promover a cultura do encontro e o respeito pelos direitos humanos.
Materiais que compõe
A Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento” é composta por:
- Materiais da exposição:
- Materiais para jovens:
- Materiais de reporte:
No âmbito do projeto MIND – Migrações, Interligação e Desenvolvimento, foram lançados, no dia 25 de novembro, 4 Concursos para jovens com o objetivo de fomentar uma maior sensibilização para o fenómeno das Migrações.
O projeto irá eleger os melhores trabalhos que tenham por inspiração a interpretação de um, ou mais, dos seguintes temas:
- As rotas seguras, ordenadas e regulares e o impacto dos 2 Pactos Globais das Nações Unidas sobre Migrações e Refugiados nos países de destino.
- O papel dos Estados e das Instituições Europeias no que diz respeito à temática das Migrações e do Desenvolvimento.
- O papel da sociedade civil e a evolução da opinião pública portuguesa no acolhimento de migrantes e refugiados.
- O papel da Igreja Católica e a Encíclica Laudato Sí na promoção do Desenvolvimento Sustentável.
Esta iniciativa contou com o apoio do ACM – Alto Comissariado para as Migrações, OIM – Organização Internacional para as Migrações, Obra Católica Portuguesa de Migrações, SNEC – Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, Speak, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusófona, Universidade Católica, Kiss, Pastoral Ensino Superior, Jornal Público, Agência Ecclesia, ETIC e World Academy.
Este projeto conta com o apoio financeiro do Programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento (DEAR) da União Europeia.
Para mais informação por favor clicar aqui