Descrição
O facto de o nosso país ser um “país grisalho” traz consigo um conjunto de dificuldades, mas também de desafios. Estamos longe de nos situar apenas ao nível da necessidade de assegurar equipamentos, como estruturas residenciais para idosos. Os nossos idosos vivem mais anos, e, embora em situações diversificadas, muitos possuem interesses e necessidades diferentes daqueles que tendencialmente se verificavam há algumas décadas.
Perante este cenário foram surgindo, em Portugal, as universidades da terceira idade, crescendo o seu número a cada ano. Com uma forte aposta no processo de aprendizagem ao longo da vida, estas universidades incidem em diferentes vertentes, preocupando-se com dimensões como o convívio, a cultura, o combate ao isolamento e a participação social.
Foi neste contexto que emergiu a investigação que deu origem a este livro. Talvez fruto da sua formação inicial em Serviço Social, a autora manifestou, a priori, um forte interesse em cruzar a área social com a (da gerontologia) educativa, sendo seu intuito compreender a forma como as aprendizagens realizadas nas universidades da terceira idade se traduzem no quotidiano dos seniores, considerando os pilares do envelhecimento ativo (saúde, participação social e segurança).
O livro apresenta-se como um importante contributo para a investigação na área da gerontologia educativa e, em particular, das universidades da terceira idade em Portugal, considerando, conforme se expressa na Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2016, que “os resultados da ação das academias ‘universidades seniores’ são inquestionáveis quanto ao bem-estar que propiciam, quer no reforço das perspetivas de inserção e participação social, quer na melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas que as frequentam”.
Luísa Carvalho, Instituto Politécnico de Portalegre, Prefácio
INTRODUÇÃO | BIOGRAFIA | ÍNDICE | PREFÁCIO
Para adquirir este livro online, faça a sua encomenda no site da Paulus ou no site da Wook, ou envie-nos um email para editorial@caritas.pt