Dia Internacional das Comunidades Ciganas
Desde 1971 que se comemora o Dia Internacional das Comunidades Ciganas a 8 de abril, dado que foi nessa data que se deu o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. Esta data foi institucionalizada pela ONU como “International Romani Day”.
Assim, e pelo segundo ano consecutivo, decorreram as celebrações do Dia Internacional das Comunidades Ciganas, no Pavilhão da Gandara, em São João da Lourosa, em Viseu, promovido pela Cáritas Diocesana de Viseu e com o apoio da Cáritas Portuguesa, no âmbito dos projetos MIND – Migrações. Interligação. Desenvolvimento e ROADS – Rumo às Oportunidades e Ações de Desenvolvimento Social. Contou com a presença de D. António Luciano dos Santos Costa, Bispo da Diocese de Viseu, de Carlos Monteiro Marques, presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, de António Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, bem como de padres, pastores, membros do executivo camarário e representantes de várias instituições e associações, num total de cerca de 300 participantes.
As celebrações foram realizadas no dia 13 de abril e serviu não só para juntar as comunidades de Viseu na mesma festa, como também para festejar a cultura e história deste povo, realçando a sua luta para o reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação que sentem por parte da sociedade. Para comemorar a multiculturalidade, o evento foi marcado por um momento de oração e culto das religiões presentes, seguido de um momento cultural e musical e uma partilha de refeição.
O MIND – Migrações. Interligação. Desenvolvimento é um projeto de sensibilização e de influência, promovido pela Cáritas Portuguesa e cofinanciado pela Comissão Europeia, contando com a parceria da Cáritas Europa e Cáritas de 11 países europeus (Áustria, Alemanha (Baviera), Bélgica, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Itália, Países Baixos (Cordaid), República Checa e Suécia). Os objetivos principais do projeto MIND são contribuir para um melhor entendimento e uma visão mais positiva sobre Migrações e Desenvolvimento, assim como para um envolvimento mais ativo da sociedade europeia sobre estas questões. Para tal, o projeto contempla várias atividades que vão desde a realização de sessões de formação técnicas a ações de influência junto de decisores políticos ou outros, passando ainda por campanhas de sensibilização da opinião pública, como a campanha #whatishome nas redes sociais, concursos diversos para jovens criativos, universitários e jornalistas e exposições móveis sobre o tema das Migrações e Desenvolvimento. Abrange, por isso, vários públicos-alvo, com o particular objetivo de chegar também aos mais jovens.
O ROADS – Ruma às Oportunidades e Ações de Desenvolvimento Social é desenvolvido e dinamizado pela Cáritas Diocesana de Viseu desde fevereiro de 2018. Tem como objetivo promover a melhoria dos indicadores de bem-estar e de integração das pessoas ciganas, o conhecimento mútuo, a interação positiva e a desconstrução dos estereótipos, através da redefinição de estratégias e o envolvimento do maior número de entidades competentes, na sua área de intervenção, na prossecução do objetivo proposto. Este projeto passa por uma participação ativa dos elementos da comunidade cigana para colmatação das problemáticas, por eles identificadas, sendo a Cáritas Diocesana de Viseu uma ponte entre a comunidade e os parceiros. As áreas de intervenção são a habitação, saúde, educação, emprego e cultura, sendo desenvolvidas atividades e ações no sentido de atingir o objetivo proposto. Para além disto, são também realizadas reuniões de articulação com os diversos parceiros e entidades chave do projeto.