Mais saúde para a população de Cabo Delgado
Foram recentemente inaugurados os dois centros de saúde contruídos pela Cáritas em Cabo Delgado, Moçambique, com a doação do Papa Francisco. Estes dois centros estão já a dar resposta às comunidades que encontraram nesta área um refúgio do conflito naquela região e que já provocou mais de 850.000 deslocadas na província.
A entrega oficial dos equipamentos às autoridades públicas foi feita por D. António Juliasse, Bispo da Diocese de Pemba e presidente da Cáritas Diocesana de Pemba. Esteve também presente o anterior bispo de Pemba, D. Luís Lisboa, que foi a cara da denúncia do ataques terroristas naquela região.
Um destes centros, localizado no distrito de Montepuez, foi equipado com o apoio da doação do “Prémio José Aparecido de Oliveira”, atribuído ao chefe de Estado português Marcelo Rebelo de Sousa, pela comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP). Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa, em junho de 2021, no contexto do encerramento da XIII cimeira da CPLP, em Luanda, anunciou a doação do “Prémio José Aparecido de Oliveira” à Caritas Moçambicana para apoiar organizações não-governamentais a operar em Cabo Delgado.
Desde 2019 que a Cáritas Portuguesa tem apoiado a população de Moçambique seja na resposta ao impacto dos Ciclones Idai e Kenneth, seja no apoio de emergência alimentar e reconstrução de meios de vida dos deslocados de Cabo Delgado.
Saiba tudo sobre o trabalho da Cáritas em Moçambique em https://caritas.pt/caritas-ajuda-mocambique/